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Red Bull Air Race – A maior Corrida Aérea do Mundo

Escrito por  Sergio Duarte
em 30 de janeiro de 2020

Red Bull Air Race – A maior Corrida Aérea do Mundo

Você já deve ter ouvido falar na Red Bull Air Race. Ou não? De uma maneira ou de outra, vamos contar para vocês tudo sobre a maior corrida aérea do mundo! Desde os bastidores, passando pelas aeronaves, detalhes do regulamento, os pilotos, e o principal: a corrida em si!

Por trás da história

A corrida nasceu oficialmente em 2003, com o objetivo de ser o maior desafio de pilotagem aérea que o mundo já testemunhou. Uma combinação incrível de altas velocidades em baixa atitude. Junte isso a uma série de manobras extremas, e terá um espetáculo sem igual.

O traçado é delimitado pelos “pylons”: grandes cones inflados, projetados para serem robustos, seguros e rapidamente reparáveis. Dessa forma, quando uma aeronave atinge um pylon, a equipe de reparo consegue fazê-lo em questão de minutos!

pylon Red Bull Air Race

Em suma, ao longo dos anos, diversos pilotos se destacaram, obtendo Títulos Mundiais, e não somente, transformando a corrida em um dos maiores eventos do mundo.

O maior Ás da Red Bull Air Race

Antes de mais nada, vale ressaltar que quando se trata de uma competição desse nível, os participantes já são parte da elite. Mas dentre eles, existem ainda aqueles que se tornaram lendas. Na Redbull AirRace, estamos falando de Paul Bonhomme.

Paul_Bonhomme Red Bull Air Race

O piloto mais bem sucedido na história da corrida, acumulou em sua carreira Três Títulos Mundiais, 45 Podiums e 19 primeiros lugares.

Bonhomme_Airplane Red Bull Air Race

Os outros protagonistas

Os pilotos são extremamente habilidosos, mas nada seria possível sem a existência de aeronaves extremamente capazes de realizar os comandos.

As aeronaves são projetadas para serem o mais ágeis possíveis. Sendo elas máquinas que estão na vanguarda da tecnologia da aviação leve. Construídas para serem o mais leves possíveis, e assim garantir a capacidade de alcançar grandes velocidades, as aeronaves também são extremamente robustas, capazes de suportar esforços de até 10 Gs!

Até 2014 era permitido que alterações no motor fossem feitas pelas equipes. Mas desde então, por regulamento, todas as equipes adotaram a mesma motorização. Um motor Lycoming Thunderbolt AEIO-540-EXP e uma hélice tripá de material composto Hartzell 7690.

Sendo assim, restou aos pilotos e suas equipes focarem os esforços em aprimorar a aerodinâmica das aeronaves, bem como as habilidades de pilotagem.

Edge 540

Fabricado pela Zivko Aeronautics, é uma aeronave precisa, de fácil manobrabilidade, e além de tudo, agressiva. Essa pequena aeronave de um assento, é a favorita entre os pilotos da Red Bull Air Race. A estrutura de aço tubular faz com que o Edge 540 seja extremamente leve, durável e facilmente reparável.

Durante as últimas temporadas da Red Bull Air Race, os pilotos fizeram o upgrade para o Edge 540 V3. Essa versão é diferente em diversos aspectos:

  • capacidade de suportar maiores valores de carga (pode realizar manobras com G mais elevado);
  • fuselagem afilada para melhorar aerodinâmica
  • capô mais elegante
  • escape aprimorado
  • carenagens na interface asa-fuselagem
  • winglets aprimoradas
  • pernas do trem de pouso mais curtas

Edge540V3 Red Bull Air Race

MSX-R

Essa aeronave representa o que há de mais moderno em design e tecnologia. Conhecido como “Edge Beater”, por ser um páreo digno de enfrentar o Edge 540, foi projetado utilizando-se do que há de mais moderno em modelagem computacional, com ênfase em eficiência aerodinâmica. O que torna o MXS-R uma aeronave especial é o fato de sua construção ser inteiramente em fibra de carbono.

MSX-R Red Bull Air Race

Regulamento da Corrida

Por definição, a Red Bull Air Race é uma série de corridas aéreas internacionais, onde os pilotos, em aeronaves monomotoras a pistão, naveguem em um circuito aéreo, em trajetos específicos, no menor tempo possível.

Formato da Corrida

A corrida consiste nas seguinte sessões de voo:

  1. Treino Livre
  2. Qualificação
  3. Rodada de 14
  4. Rodada de 8
  5. Final 4

Em todas as sessões, apenas um piloto corre na pista de cada vez.

Prática livre

Nos dias que antecedem o dia de Qualificação, acontecem as sessões de Treinos Livres. Isso da aos pilotos uma oportunidade conhecer as peculiaridades da pista e aprender mais sobre o trajeto. Desde que eles permaneçam dentro das linhas de segurança, eles podem voar livremente dentro do seu tempo alocado.

Qualificação

Acontece no dia anterior ao dia da corrida. Inclui duas sessões de Qualificação obrigatórias. Fica marcado o melhor tempo obtido. De acordo com os resultados dessa sessão, a ordem das corridas no dia da competição é determinada.

RODADA DE 14

Esta sessão de voo acontece no dia da competição, e é completada em baterias um contra um. Os sete vencedores mais o perdedor mais rápido avançam para a ronda de 8. Os pares frente a frente baseiam-se nos resultados da sessão de qualificação.

RODADA DE 8

Sete vencedores das Rodadas de 14, mais o perdedor mais rápido, correm novamente no confronto frente a frente. Posteriormente, os quatro pilotos vencedores avançam para a Final 4.

FINAL 4

Os quatro vencedores das oitavas de final competem nessa sessão. Os pilotos voam na mesma ordem da rodada anterior. Eles correm individualmente e a vitória é baseada no tempo mais rápido registrado para a sessão, definindo assim os primeiro, segundo, terceiro e quarto lugares.

Ordem de Início das Sessões de Voo

É a ordem na qual os pilotos competirão em cada sessão de voo. Assim, a ordem de partida para a Prática Livre é definida pelos resultados do atual Campeonato Mundial da Red Bull Air Race. O piloto de maior pontuação começa primeiro, os novos pilotos começam no final. Enfim, se houver mais de um novo piloto, a ordem de partida desses novos pilotos é determinada por um sorteio.

Pontuação

Baseado na classificação final de cada piloto após o fim da corrida, uma pontuação é atribuída a ele.

Vencedor da Corrida

O piloto que voou todas as sessões até a Final 4, e nela, obteve o menor tempo.

Vencedor do Título Mundial da Red Bull Air Race

É o piloto que obtém a maior pontuação total na temporada do Campeonato do Mundo da Red Bull Air Race.

O outro lado da Red Bull Air Race

Uma vez que nem só de velocidade o evento existe, são importantes também as habilidades dos pilotos para não cometerem erros. Existem uma série de penalidades. Em um trajeto ideal, os pilotos devem ser velozes e precisos, aliados ao foco em segurança dos participantes e espectadores.

Qualquer falha resulta em uma penalidade de tempo adicionada ao tempo de volta, ou até mesmo desclassificação da corrida, dependendo do que ocorrer.

Ingressando na Competição

Em suma, não basta estar na elite dos pilotos para competir na Red Bull Air Race. Você ainda precisar de passar por alguns testes finais antes de ingressar na competição. Até agora falamos somente da Classe Master. Assim também vamos explicar um pouco sobre a Classe Challenger, o portão de entrada para a Classe Master.

Todavia os pilotos que tem interesse de competir na Red Bull Air Race devem primeiro cumprir os critérios mínimos estabelecidos pelo Comitê da competição. Tais critérios incluem as principais conquistas em competições internacionais de voo organizadas pela FAI (Fédération Aéronautique Internationale).

Os pilotos elegíveis que comprovarem as suas capacidades no Campo de Qualificação da Red Bull Air Race podem obter a Super Licença de Classe Challenger da competição. Uma vez que tenham a Super Licença da Classe Challenger, eles se qualificam para participar do Campeonato Mundial da Red Bull Air Race na Classe Challenger.

O Traçado

Uma vez que nem sempre o local das corridas se repete, vamos apresentar um trajeto que foi novidade nesse ano de 2018. A corrida foi na França, na região de Côte d’Azur, em Cannes! 

  1. Primeira Volta: Gates 1 – 9
  2. Segunda Volta: Gates 9 – 16

O Brasil na Red Bull Air Race

A princípio, a competição parece algo inalcançável, certo? Errado! O Brasil já está na Red Bull Air Race! E mais importante do que isso, fazendo a diferença como engenheiros!

O primeiro deles, Paulo Iscold, Engenheiro Aeronáutico formado pela UFMG, foi responsável pela equipe do tri campeão mundial Paul Bonhomme e hoje pelo desenvolvimento do avião de Kirby Chambliss. Da mesma forma, existem brasileiros engenheiros trabalhando para as equipes dos pilotos Michael Goulian, Nicolas IvanoffYoshihide Muroya. Igualmente, Yoshihide Muroya obteve o seu Título Mundial com engenheiros brasileiros liderando a equipe!

Então, não fique pensando que esses desafios estão fora do seu alcance! E nós do Portal Engenharia Aeronáutica estamos aqui para dar a você as ferramentas necessárias para alcançar os voos mais altos que você pode sonhar!

Enfim, aproveite para ler outros artigos nossos sobre aeronaves leves esportivas, a competição SAE Aerodesign 2018 ou até mesmo o que é necessário para projetar uma aeronave! E para os amantes da aviação militar, temos uma lista das mais incríveis aeronaves militares!

Boa leitura, bons estudos, e até a próxima!

 

Sergio Duarte
Co-Fundador do Portal Engenharia Aeronáutica

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