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T-38 Talon – Modelo de Elementos Finitos

Escrito por  Carlos E. Chaves
em 17 de julho de 2020

T-38 Talon – Modelo de Elementos Finitos

A aeronave Northrop Grumman T-38 Talon, irmã do F-5, é um avião a jato supersônico usado principalmente pela USAF para treinamento de pilotos. Foi o primeiro avião de treinamento supersônico do mundo, voando em Mach 1.3, com manobras acima de 7G. Durante os anos 60 (até 1972) foram produzidos 1187 T-38s, dos quais quase metade ainda voa até hoje.

T-38_Talon 1

O programa ASIP T-38 desenvolve e mantém um modelo FEM NASTRAN completo da aeronave, que vem sendo aprimorado ao longo de uma década por uma equipe de engenharia da Northrop.

T-38 Talon 2

Esse modelo FEM começou como uma malha de elementos de viga e casca de primeira ordem com um tamanho médio de seis polegadas. Com o tempo, o FEM evoluiu para um modelo modular (separado por sub-componentes), com tamanho médio dos elementos QUAD reduzido para meia polegada.

T-38 Talon 3

Detalhes do modelo FEM

A carga aplicada no modelo foi baseada nos resultados do CFD, e os resultados desse modelo FEM vêm sendo comparados com as leituras dos strain gages disponíveis a partir dos resultados dos ensaios de fadiga “full-scale” e analisadas estatisticamente, como mostrado por exemplo para a asa da aeronave.

T-38 Talon 4

T-38 Talon 5

T-38 Talon 6

A flexibilidade dos prendedores foi modelada através de elementos CBUSH, e alguns efeitos não lineares foram aproximados e incorporados no modelo FEM linear. A propósito, o modelo possui 80.000 prendedores (rebites) (!). Eles são representados em vermelho:

T-38 Talon 7

Esse artigo foi baseado em um trabalho apresentado pela Northrop durante o ASIP 2017 (Aircraft Structural Integrity Program), em Jacksonville, Flórida, e reapresentado mais recentemente por um engenheiro da Força Aérea Americana (USAF) durante o Comitê Internacional de Fadiga Aeronáutica (ICAF), em Junho de 2019, na Polônia.

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