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Quer trabalhar com manutenção aeronáutica? Saiba por onde começar!

Escrito por  Gustavo Moreira
em 30 de setembro de 2019

Manutenção aeronáutica: você quer trabalhar na área?

Conheça o funcionamento de um corpo técnico de manutenção aeronáutica!

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Na nossa hierarquia de graduação, possuímos 4 tipos de profissionais:

  • Mecânico Aeronáutico;
  • Técnico em Manutenção Aeronáutica;
  • Tecnólogo em Manutenção Aeronáutica;
  • Engenheiro Aeronáutico.

Vamos começar falando primeiro do Mecânico Aeronáutico.

Para se tornar um mecânico aeronáutico, você deve primeiramente ter concluído o ensino médio e ter mais de 18 anos. Se estiver OK nesses dois pré-requisitos, você já pode procurar um curso de manutenção de aeronaves que seja homologado pela ANAC. Os cursos não são de nível superior e possuem a duração de no máximo 2 anos.

Após concluir o curso, o aluno deve realizar um exame da ANAC, que vai comprovar se está apto para exercer a profissão. Assim que aprovado no exame, o aluno recebe o Certificado de Conhecimento Teórico (CCT) e poderá trabalhar como “Auxiliar de Mecânico”. Para receber a licença definitiva, conhecido como Certificado de Habilitação Técnica (CHT), o aluno deverá trabalhar com manutenção de aeronaves em uma empresa homologada pela ANAC por 3 anos. Após isso, o mecânico já está autorizado a assinar documentos relativos aos serviços executados na aeronave.

O Curso de Técnico em Manutenção Aeronáutica se difere apenas no quesito de reconhecimento, já que o curso técnico é reconhecido também pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

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Agora vamos falar do tão conhecido Tecnólogo em Manutenção Aeronáutica!

O Curso de Tecnólogo em Manutenção de Aeronaves, tem duração de 3 anos e o profissional que forma pode atuar como: Gestor de processos na área de manutenção de aeronaves; Realizar planejamento e execução de inspeções intermediárias; Realizar manutenção e reparos em aeronaves e equipamentos; Gerenciar recursos humanos e materiais envolvidos nos processos.

De acordo com a ANAC, para se tornar um tecnólogo de manutenção aeronáutica é necessário concluir, com aproveitamento, um curso homologado pela ANAC, dentro de uma das habilitações previstas (Célula, Grupo Motopropulsor ou Aviônicos), em uma entidade (escola) também homologada pela ANAC. A duração aproximada do curso será de 13 meses para cada habilitação. Como tecnólogo de manutenção aeronáutica, são três as especialidades possíveis para obter habilitação:

  • CEL (Célula)- Esta é a especialidade que trabalha com todos os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático e sistemas hidráulicos. Também é nesta habilitação que o interessado poderá trabalhar na estrutura de aviões e helicópteros em geral. Ou seja, a fuselagem da aeronave.
  • GMP (Grupo motopropulsor)- Com esta especialidade o interessado estará habilitado a trabalhar com todos os tipos de motores de aviação geral (convencional ou a reação). Isso inclui todos os sistemas de hélices e rotores e com todos os sistemas dos grupos motopropulsores.
  • AVI (Aviônicos)- Esta habilitação permite que o interessado trabalhe em todos os componentes elétricos e eletrônicos de aeronave, inclusive instrumentos de navegação, rádio navegação e radiocomunicação, sistemas elétricos e de radar.

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Finalmente chegamos ao último nível da nossa hierarquia, a Engenharia Aeronáutica!

O curso normalmente tem duração de 5 anos. Os dois primeiros anos costumam ficar dedicados para as disciplinas do ciclo básico de engenharia (Fundamentos de Engenharia Aeronáutica, Cálculo, Física, Química, Computação, etc.). Nos últimos anos os alunos estudam disciplinas mais avançadas de engenharia. Como por exemplo Resistência dos Materiais, Elementos de Máquinas, Elétrica/Eletrônica, etc.). Além de disciplinas específicas do curso. Como por exemplo Aerodinâmica, Estabilidade e Dinâmica de Aeronaves, Estruturas Aeronáuticas, Controle, Manutenção de Aeronaves, Projetos Aeronáuticos, etc.

De acordo com a ANAC, graduados em engenharia aeronáutica, elétrica, mecânica ou mecânica aeronáutica, bem como outros engenheiros que tenham registrado nos seus assentamentos junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) a atribuição para exercer a atividade relacionada com a manutenção de aeronaves, são isentos de realizar o curso de formação de mecânico de manutenção aeronáutica correspondente à pertinente habilitação, e podem se submeter aos exames teóricos da ANAC.

Assim que aprovado no exame, o engenheiro tem a função de conceber, desenvolver e supervisionar a instalação e a manutenção de equipamentos em aeronaves, dentre outras atribuições. Ele não opera concretamente as ações de manutenção mecânica, já que o seu conhecimento sem uma especialização é bastante limitado.

Costumamos dizer que a principal diferença entre um mecânico e um engenheiro é que o mecânico está mais apto que um engenheiro para “botar a mão na massa”, devido ao fato de se aprofundar mais na parte prática durante a graduação.

Espero que agora você consiga escolher qual graduação combina mais com o seu perfil! Qualquer dúvida, é só comentar!

Se você ficou interessado em conhecer melhor o curso de engenharia aeronáutica, te indico esse artigo, que está bem explicado!

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