O curso Completo de Aerodinâmica Aplicada abrange dos fundamentos básicos da aerodinâmica às técnicas que são aplicadas na indústria aeronáutica para o projeto dos aviões modernos. Toda a teoria é entendida de maneira física e sempre aliada à prática, com exemplos de aeronaves reais para que você aprenda como este conhecimento pode ser utilizado. Neste curso você aprenderá os Fundamentos Básicos da Aerodinâmica, as teórias e tipos de Perfil e Asas, entenderá a aerodinâmica da Fuselagem, aprenderá como e porque fazer um ensaio em Túnel de Vento e trabalhará com dados de um dos melhores Túnel de vento do mundo para calcular uma Polar de Arrasto para determinar o desempenho do avião e também entenderá como elaborar um modelo de simulação do voo de alta fidelidade em MatLab Simulink.
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Você vai aprender tudo sobre a disciplina que é a base do conhecimento aeronáutico e fundamental para diversas outras áreas.
Você será reconhecido por ter conhecimento do que realmente é praticado na indústria, e não apenas uma visão acadêmica.
Ao final do curso você ganha um certificado de conclusão que será incluído no seu currículo.
Converse com segurança e propriedade sobre aviação inclusive com pessoas do meio aeronáutico.
Quebre a barreira de entendimento que equações complicadas criam e aprenda a utilizar a matemática como uma ferramenta de engenharia.
Rodrigo Sorbilli é Engenheiro Mecânico Aeronáutico e atuou por quase 13 anos na EMBRAER, 10 destes como especialista em Aerodinâmica Aplicada, sendo responsável pelos dados para cálculos de Desempenho, Mecânica de Voo e Cargas, e 3 anos como especialista em Mecânica de Voo. Trabalhou por 5 anos na fase de Detalhamento e por 8 anos na fase de Estudos Preliminares. Atuou como peça fundamental em 15 ensaios em Túnel de Vento e as análises e reduções de dados relacionadas. Graduou-se em 2006 como Engenheiro Mecânico Aeronáutico pela UFMG, sendo capitão da equipe campeã do Aerodesign em 2005 no Brasil e 2006 nos EUA. Concluiu o Mestrado em Aerodinâmica pelo ITA em 2015 e atualmente é candidato a Doutor pelo ITA na área de Impacto Aerodinâmico devido a formação de Gelo em voo. Deixou a EMBRAER no final de 2019 para participar de um projeto revolucionário na mobilidade aérea urbana em uma empresa da Alemanha.
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Eu não esperava que um curso online pudesse atingir este nível de qualidade. É claro que há muitas coisas que, de forma independente, precisam ser boas para que o resultado final seja bom. Este curso foi excelente porque o professor é excelente, o conteúdo foi profundo e bem explicado, os alunos foram dedicados, permitindo que eu aprendesse com as perguntas que eles fizeram.
O professor é muito qualificado, tem experiência na área, e por isso traz vários exemplos reais e muito diversos. Tem ótima didática.
1.1 - FORÇAS AERODINÂMICAS
1.1.1 - Forças no corpo
1.1.2 - Coeficientes Aerodiâmicos
1.1.3 - Forças Resultantes
1.2 - TIPOS DE ESCOAMENTO
1.2.1 - Viscoso e Não viscoso
1.2.2 - Incompressível e Compressível
1.2.3 - Regimes de número de mach
1.3 - CAMADA LIMITE
1.3.1 - Conceito da camada limite
1.3.2 - Laminar ou turbulento
1.3.3 - Separação da camada limite
1.4 - FUNDAMENTOS DA MECÂNICA DOS FLUIDOS
1.4.1 - Equação de Bernoulli
1.4.2 - Equação de Laplace
1.4.3 - Teorema de Kutta-Joukowski
1.4.4 - Condição de Kutta
1.4.5 - Teorema da circulação de Kelvin
1.4.6 - Uma explicação física para a sustentação
1.4.7 - Entendimento físico da condição de Kutta
1.4.8 - A equação de Navier-Stokes
1.5 - DISTRIBUIÇÃO DE PRESSÃO
1.5.1 - Coeficiente de pressão
1.5.2 - Distribuição de pressão subsônica
1.5.3 - Efeitos da compressibilidade
1.5.4 - Ondas de choque
1.6 - NÚMERO DE REYNOLDS
1.6.1 - Definição
1.6.2 - Similaridade aerodinâmica
1.6.3 - Efeito no arrasto
1.6.4 - Efeito no CLmax
1.6.5 - Efeito no Mach de divergência
1.7 - TIPOS DE ARRASTO
1.7.1 - Fricção e pressão
1.7.2 - Arrasto induzido
1.7.3 - Arrasto de onda
2.1 - CARACTERÍSTICAS GEOMÉTRICAS DE UM PERFIL
2.1.1 - O que é um perfil e qual sua utilidade
2.1.2 - Parâmetros geométricos de um perfil
2.2 - SÉRIES E TIPSO DE PERFIL
2.2.1 - NACA 4 dígitos
2.2.2 - NACA 5 dígitos
2.2.3 - NACA Séries 6
2.2.4 - Perfis laminares
2.2.5 - Perfis supercríticos
2.3 - EFEITOS DA GEOMETRIA NAS CARACTERÍSTICAS AERODINÂMICAS
2.3.1 - O Xfoil e o XFLR5
2.3.2 - Espessura relativa (análise numérica no XFoil)
2.3.3 – Arqueamento (análise numérica no XFoil)
2.3.4 - Raio de bordo de ataque (análise numérica no XFoil)
2.4 EFEITOS TRANSÔNICOS
2.4.1 - Efeito em CD
2.4.2 - Efeito em CL
2.4.3 - Efeito em CM
2.5 - HIPER-SUSTENTADORES
2.5.1 - Motivação, flapes e slats
2.5.2 - Tipos e efeito de flapes (análise numérica no XFoil)
2.5.3 - Entendendo o efeito físico do flape
3.1 - CARACTERÍSTICAS GEOMÉTRICAS DE UMA ASA
3.1.1 - Asa de diferentes tipos de aviões modernos
3.1.2 - O projeto da asa
3.1.3 - Forma em planta e torção
3.2 - TEORIA DE LINHA SUSTENTADORA
3.2.1 - A importância da LLT
3.2.2 - Efeitos de ponta de asa
3.2.3 - Modelo matemático e teoria de vórtices
3.2.4 - O equacionamento e as limitações
3.2.5 - Fator de Oswald
3.3 VORTEX LATTICE
3.3.1 - Utilidades e limitações
3.4 - EFEITOS DA FORMA EM PLANTA NA AERODINÂMICA DA ASA
3.4.1 – Alongamento (análise numérica no XFLR5)
3.4.2 – Afilamento (análise numérica no XFLR5)
3.4.3 – Torção (análise numérica no XFLR5)
3.5 - FEITOS TRANSÔNICOS
3.5.1 - História da asa enflechada
3.5.2 - Teoria da asa enflechada
3.5.3 - Efeitos longitudinais
3.5.4 - CLmax e pitch-up
3.5.6 - Buffeting onset
3.5.7 - Projeto de uma asa enflechada
3.6 - HIPER-SUSTENTADORES
3.6.1 - Por que hiper-sustentadores?
3.6.2 - Revisão do efeito básico e valores típicos
3.6.3 - CLmax da Asa x Clmax do perfil
3.6.4 - Flapes
3.6.5 - Slats e flape de bordo de ataque
3.6.6 - Característica de estol e dispositivos auxiliares
3.6.7 - Tipos de mecanismos
4.1 - CONFIGURAÇÕES DE PROJETO
4.1.1 - Análise de soluções de diversos tipos de aeronaves
4.1.2 - Posicionamento das asas e empenagens
4.2 - LAYOUT DA FUSELAGEM
4.2.1 - Cross section
4.2.2 - Cockpit
4.2.3 - Cone de cauda
4.3 - CARACTERÍSTICAS DA FUSELAGEM
4.4 - AERODINÂMICA DA FUSELAGEM
4.4.1 - Estimativa preliminar do arrasto
4.4.2 - Efeito da razão de esbeltez
4.4.3 - Área de base
4.4.4 - Arrasto transônico e a Regra das áreas
4.4.5 - Cone de cauda
4.4.6 - Sustentação de momento
4.4.7 - Interação Asa-fuselagem
4.5 - ARRASTO ADICIONAL DE PARTES DA FUSELAGEM
4.5.1 - Canopy
4.5.2 - Trem de pouso
4.5.3 - Nacele
4.4.4 - Trilhos de flape
4.6 - ARRASTO DE EXCRESCÊNCIAS
4.6.1 - Exemplos de aviões modernos
4.7 - INSTALAÇÃO DE SENSORES
4.7.1 - Quais são os sensores?
4.7.2 - Pressão estática e Pitot
4.7.3 - Temperatura e ângulos
4.7.4 - Smart probes
5.1 - PORQUE ENSAIAR EM TÚNEL DE VENTO
5.1.1 - Confiabilidade dos dados de túnel de vento
5.1.2 - Túnel x CFD
5.1.3 - Desempenho
5.1.4 - Mecânica de Voo
5.1.5 - Cargas e Aeroelasticidade
5.1.6 - Ruído, visualizações e CFD
5.2 - TIPOS DE TÚNEL DE VENTO
5.2.1 - Subsônico, transônio ou supersônico
5.2.2 - Tipo de circuito
5.2.3 - Atmosférico ou Pressurizado
5.2.4 - Criogênico
5.3 - PARÂMETROS RELEVANTES, INSTRUMENTAÇÃO E MODELO
5.3.1 - Número de Reynolds
5.3.2 - Número de Mach
5.3.3 - Laminar ou turbulento
5.3.4 - Envelope de operação
5.3.5 - Turbulência do túnel e deformação do modelo
5.3.6 - Balanças
5.3.7 - Tomadas de Pressão
5.3.8 - Medições do escoamento
5.3.9 - Tipos de modelo de túnel de vento
5.3.10 - Fabricação de um modelo de túnel de vento
5.4 - CORREÇÕES DE TÚNEL DE VENTO
5.4.1 - Numéro de Reynolds
5.4.2 - Buoyancy, blockage, parede e suportagem
5.5 - ESPECIFICAÇÃO DE ENSAIO ME TÚNEL DE VENTO
5.5.1 - Objetivo do ensaio
5.5.2 - Matriz de ensaio
5.5.3 - Túnel, instrumentação e modelo
5.5.4 - Planejamento de um ensaio em Túnel de vento
5.6 - MATRIZ DE ENSAIOv 5.6.1 - Nomenclatura
5.6.2 - Desempenho
5.6.3 - Mecânica de Voo
5.7 - COMMON RESEARCH MODEL
5.7.1 - O que é o CRM?
5.7.2 - Modelo e Ensaios realizados
5.7.3 - Dados disponíveis
5.7.4 - Matriz de ensaio
6.1 - O QUE É A POLAR DE ARRASTO
6.1.1 - Histórico
6.1.2 - Polar de perfil, asa ou avião
6.1.3 - Polar trimada
6.1.4 - A missão de desempenho
6.1.5 - Decolagem, subida, cruzeiro, descida e pouso
6.1.6 - Formato da polar de arrasto
6.1.7 - CLmax, L/D de decolagem e buffeting onset
6.2 - TIPOS DE POLAR DE ARRASTO
6.2.1 - Fases de desenvolvimento do avião
6.2.2 - Metodologias
6.3 - FUNDAMENTOS DA POLAR DE ARRASTO
6.3.1 - A importância do arrasto
6.3.2 - Breakdown de arrasto
6.3.3 - Modelos da polar de arrasto
6.3.4 - O equilíbrio de forças no voo
6.3.5 - Número de Reynolds e Mach
6.3.6 - Efeito da tração na aerodinâmica
6.4 - POLAR DE ARRASTO CLASSE 1
6.4.1 - P-51, o avião do estudo
6.4.2 - A metodologia classe 1
6.4.3 - Dados necessários
6.4.4 - Estrutura de cálculo
6.4.5 - Arrasto parasita
6.4.6 - Arrasto induzido
6.4.7 - Comparação: Polar teórica X Polar de Voo x Polar de túnel
6.4.8 - Polar de pouso e decolagem
6.5 - POLAR DE ARRASTO CLASSE 2
6.5.1 - A metodologia classe 2
6.5.2 - Estrutura de cálculo
6.5.3 - Asa
6.5.4 - Fuselagem
6.5.6 - Empenagens
6.5.7 - Interferências
6.5.8 - Outros componentes
6.5.9 - Comparação: Polar teórica X Polar de Voo x Polar de túnel
6.6 - POLAR DE ARRASTO DE TÚNEL DE VENTO
6.6.1 – O Comon Reasearch Model
6.6.2 – Análise geral dos resultados
6.6.3 – Efeito Reynolds no CD0
6.6.4 – Efeito Reynolds no CLmax
6.6.5 – Downwash na HT
6.6.6 – Polar da HT
6.6.7 – Efeito do Pilone e Nacele
6.6.8 – O equacionamento da Polar Trimada no C.G.
6.6.9 – A polar de Arrasto do CRM
7.1 - O QUE É O BANCO DE DADOS AERODINÂMICO
7.1.1 - A composição por partes dos coeficientes
7.1.2 - Como funciona a simulação de Mecânica de voo
7.1.3 - Modelo aerodinâmico Linear x Não Linear
7.2 - EIXOS
7.2.1 - Os eixos do Vento, Estabilidade e do Corpo
7.2.2 - Transformando de um eixo para o outro
7.2.3 - Convenção de sinais
7.3 - MODELO AERODINÂMICO NÃO LINEAR
7.3.1 - As componentes do modelo longitudinal
7.3.2 - O equacionamento do CM linear e não linear
7.3.3 - As variáveis para determinação do CM total
7.3.4 - A determinação do downwash não linear
7.3.5 - Resultados de downwash não linear
7.4 - INICIALIZAÇÃO DE TABELAS NO MATLAB
7.4.1 - Organizando as variáveis em estrutura no MatLab
7.4.2 - Inicializando as matrizes de dados no MatLab
7.5 - A ESTRUTURA DO BANCO DE DADOS LONGITUDINAL (MatLab)
7.5.1 - Inicilizando Geometria e Aerodinâmica
7.5.2 - O Banco de Dados e a máscara de interface
7.5.3 - Entradas e saídas
7.5.4 - Bus creator, Bus selector e Mux
7.5.5 - Look up Table (n-D) e as variáveis
7.5.6 - WB
7.5.7 - Alfa HT
7.5.8 - HT
7.5.9 - Profundor
7.5.10 - Totais e forças no corpo
7.6 - VALIDAÇÃO DO BANCO DE DADOS (MatLab)
7.6.1 - Simulação para verificação
7.6.2 - WB
7.6.3 - Downwash
7.6.4 - HT
7.6.5 - WBH - HT 0º, -2º e +2º
7.6.5 - Profundor
7.7 - MODELO DE SIMULAÇÃO NÃO LINEAR LONGITUDINAL (MatLab)
7.7.1 - Equação de movimento
7.7.2 - Modelo de peso e inércia
7.7.3 - Modelo do motor
7.7.4 - Modelo da atmosfera
7.7.5 - Entradas e saídas do modelo
7.7.6 - Trimagem
7.7.7 - Simulação longitudinal
No capítulo Bônus vai focar em aumentar a sua cultura aeronáutica com o conhecimento das mais usuais aeronaves de transporte moderno no seguimento comercial, executivo e militar. Você vai aprender quais são os requisitos de projeto, o posicionamento de mercado, o desempenho e entender porque as decisões de projeto levaram a aeronave àquela configuração.
O Curso tem duração de 1 ANO após aprovação da compra.
A carga horária total, incluindo o capítulo bônus, é de mais de 40h.
Sim. O instrutor disponibiliza material didático para um melhor rendimento do aluno nos estudos.
Sim. Durante todo o curso você terá um acompanhamento pessoal do instrutor.