Baixo
Os regulamentos existem para serem seguidos. Porém, interpretá-los e apresentá-los para as autoridades certificadoras nem sempre é tão simples. As Advisory Circulars (AC’s) são documentos que apresentam meios de cumprimento dos requisitos aceitos pelo órgão certificador. Sendo assim, vamos aqui falar um pouco sobre a AC-43.13-1B e sua importância em projetos de modificações e reparos com rebites em estruturas de aeronaves.
O documento contém métodos, técnicas e práticas aceitáveis para inspeção e alteração de aeronaves civis não pressurizadas. Isso apenas quando não existem informações de reparo ou manutenção do próprio fabricante da aeronave. As informações apresentadas em geral são aplicáveis a pequenos reparos. Entretanto, reparos identificados na AC 43.13-2B podem ser utilizados como base para aprovação de grandes reparos. Além disso, as informações aqui contidas podem ser utilizadas para pequenas e grandes modificações, com detalhes extras referentes à cada tipo de modificação.
Existem diversos tipos de rebites. Entretanto, dois principais tipos de rebites usados em aeronaves são o rebite de haste sólida comum, que deve ser acionado por meio de uma pistola de rebites pneumática e uma barra de apoio; e rebites especiais (cegos), que são instalados com ferramentas especiais de instalação. As tolerâncias de projeto para montagens rebitadas são especificadas no MIL-HDBK-5J.
Exemplo de identificação:
Um exemplo de marcação de identificação do rebite segue.
MS 20470AD3-5 Número de peça completo
MS Número padrão militar
20470 Rebite de cabeça universal
AD 2117-T liga de alumínio
3 3/32nds de diâmetro
5 5/16ths de comprimento
Substitua os rebites por aqueles do mesmo tamanho e força, sempre que possível. Se o orifício do rebite ficar aumentado, deformado ou danificado de alguma outra forma; perfure ou escareie o orifício para o próximo rebite de tamanho maior. No entanto, certifique-se de que a distância da borda e o espaçamento não sejam inferiores aos mínimos listados a seguir.
Os rebites não podem ser substituídos por um tipo que tenha propriedades de resistência inferiores, a menos que a resistência inferior seja adequadamente compensada por um aumento no tamanho ou um maior número de rebites. É aceitável substituir rebites de 2017 de 3/16 polegadas de diâmetro ou menos, e 2024 rebites de 5/32 polegadas de diâmetro ou menos com rebites 2117 para reparos gerais, desde que os fixadores de substituição tenham 1/32 polegadas de diâmetro maiores que os rebites que serão substituídos.
A distância da borda do rebite é definida como a distância do centro do furo do rebite até a borda mais próxima da chapa. O espaçamento entre rebites é a distância do centro do orifício do rebite até o centro do orifício adjacente do rebite. A menos que se suspeite de deficiências estruturais, o espaçamento entre rebites e a distância da borda devem duplicar os da estrutura original da aeronave. Se houver suspeita de deficiências estruturais, o seguinte pode ser usado para determinar a distância mínima da borda e o espaçamento do rebite.
Os rebites 2117 podem ser utilizados na condição recebida, mas rebites de 2017 acima de 3/16 polegadas de diâmetro e todos os rebites 2024 devem ser mantidos em gelo seco ou refrigerados na condição de “têmpera” até serem utilizados, ou serem reaquecidos imediatamente antes do uso, pois de outra forma seria muito difícil para uma rebitagem satisfatória. As dimensões das cabeças de rebites formados são mostradas na figura a seguir. Além disso, com as imperfeições dos rebites comumente encontradas.
Quando os rebites de haste sólida são impraticáveis de usar, são usados fixadores especiais. Sistemas especiais de fixação usados para construção e reparo de aeronaves são divididos em dois tipos: fixadores especiais e cegos (os chamados blind rivets). Fixadores especiais às vezes são projetados para um propósito específico em uma estrutura de aeronave. O nome “fixadores especiais” refere-se ao seu requisito de trabalho e ao ferramental necessário para a instalação.
Rebites cegos são usados sob certas condições quando há acesso a apenas um lado da estrutura. Normalmente, as características de travamento de um rebite cego não são tão boas quanto um rebite acionado. Portanto, os rebites cegos geralmente não são usados quando outros podem ser instalados.
Rebites cegos não devem ser usados nas seguintes circunstâncias:
Aqui vale um parênteses importante: para reparos metálicos na estrutura da aeronave, o uso de rebites cegos deve ser especificamente autorizada pelo fabricante da aeronave ou aprovada pela autoridade certificadora.
É fato que o entendimento de diversas informações específicas é necessário para se trabalhar com esses fixadores. Regulamentos, manuais e uma excelente base técnica são importantes. Mas mais ainda a aplicabilidade desses conhecimentos.
Fiquem atentos que em breve forneceremos alguns exemplos de como dimensionar estruturas e reparos utilizando informações vistas nesse artigo. Leia também sobre as 4 dicas de mestre para ser um bom engenheiro de estruturas!
Bons estudos e até a próxima!
Sergio Duarte
Co-Fundador do Portal Engenharia Aeronáutica
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