Baixo
Vamos falar um pouco sobre o arrasto de excrescências. Durante o projeto de uma aeronave costuma ser uma prática corriqueira o estabelecimento de um valor “target” para o arrasto de excrescências. Ou seja, define-se um valor máximo que se admite para esta componente de arrasto. Ao estabelecermos este valor estamos definindo o grau de “limpeza” aerodinâmica da aeronave e isto implica em um constante monitorar a evolução do projeto para que este valor “target” não seja ultrapassado.
A figura abaixo indica o ‘break-down’ do arrasto total de uma aeronave. Podemos observar que o arrasto de excrescências pode chegar a 7% do arrasto total de uma aeronave, sendo que, esta porcentagem é para uma aeronave que pode ser considerada “aerodinamicamente limpa”.
O valor de 7% está distribuído entre os itens dados pela imagem acima à direita. Vamos analisar cada um destes itens e apresentar algumas imagens que possam esclarecer os comentários aqui feitos. Mais a frente, algumas referências para o cálculo do arrasto de excrescência serão apresentadas.
Para finalizar: a mensagem a ser passada é que todas as aeronaves, das menores até as maiores, possuem componentes que contribuem para o arrasto de excrescências. Muitas vezes esta parcela do arrasto acaba não ganhando muita atenção durante as aulas expositivas mas ela é importante pois representa uma contribuição razoável para o arrasto total da aeronave.
Para efetuar o cálculo destes componentes existem na literatura algumas referências que podem ser utilizadas. Abaixo estou indicando algumas delas.
O Portal tem diversos conteúdos para te ajudar a se qualificar para o mercado de trabalho. Dê uma lida nesses artigos, depois conta pra gente o que achou!
Pipistrel Velis – Primeira aeronave elétrica certificada pela EASA
Hands-On Otimização com o Xfoil
Um pouco do dia a dia do Engenheiro de Projeto e Otimização
▶ INSCREVA-SE no nosso canal do Youtube! Vem com a gente e embarque no mundo da aviação!
Siga a gente nas redes sociais!
▶ Instagram: @engenhariaaeronautica