Baixo
No final dos 60, visando reduzir gradualmente a frota de caças mais antigos, a Força Aérea Americana (USAF) lançou um programa para escolha de um novo caça leve. Tal programa foi intitulado de “Lightweight Fighter – LWF”. A aeronave que saiu vencedora desse programa foi o YF-16, desenvolvido pela General Dynamics (hoje parte da Lockheed Martin) e deu origem ao F-16.
Como os requisitos exigiam uma aeronave leve com elevado desempenho, pela primeira vez o uso da estabilidade estática relaxada (Relaxed Static Stability – RSS) foi empregada de forma proposital desde a fase de concepção aerodinâmica numa aeronave dos EUA.
Como benefícios do uso da estabilidade relaxada no F-16 podemos citar:
As imagens mostram o ganho esperado na polar da aeronave em comparação com um projeto convencional para um ponto típico da operação.
Apesar dos benefícios no desempenho da aeronave, alguns desafios na controlabilidade tiveram que ser resolvidos. Graças a flexibilidade que um projeto Fly-by-wire traz aos projetistas, as deficiências puderam ser convertidas em benefícios, tendo no fim uma aeronave com uma controlabilidade virtualmente idêntica em todo o passeio de CG da aeronave além de aumentar a precisão na pilotagem. Tal conceito foi expandido e além de caças podemos encontrar inclusive aeronaves de transporte com estabilidade estática longitudinal relaxada.
Conhece outra aeronave com Estabilidade Estática Relaxada? Comenta aqui.
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