Baixo
Você já ouviu falar de Aeronaves AEW&C? Aeronaves AWE&C são as chamadas plataformas de “Alerta Avançado Aéreo e Controle” (Aerial Early Warning & Control), e têm como função fazer o monitoramento do espaço aéreo em conjunto com os radares de solo.
Devido à curvatura da terra e às edificações, os radares no solo possuem diversos “pontos cegos” e menor área de cobertura em baixas altitudes. Portanto, colocar um radar voando em altitude é uma boa estratégia para complementar o monitoramento do espaço aéreo.
Durante a operação, a antena deve ficar paralela ao solo para garantir seu funcionamento adequado, e dado que se busca elevada autonomia de voo (tempo), a aeronave executa a missão com ângulo de ataque maior do que o tipicamente utilizado para voo comercial, onde o foco é alcance. Isso faz com que a atitude de cruzeiro da aeronave seja um ângulo mais elevado, e para manter a antena paralela ao solo nesta condição ela é instalada na aeronave com uma atitude negativa (aponta o nariz pra baixo). Outra curiosidade é que para manter a antena paralela ao solo é preciso manter atitude constante, ou seja, CL constante, e dado que a aeronave perde peso ao longo da missão devido à queima de combustível, a velocidade de missão vai variando ao longo do tempo para compensar.
E aquelas superfícies verticais na empenagem horizontal do ERJ 145 AEW&C India, alguém arrisca dizer o que são?
O Portal tem diversos conteúdos para te ajudar a se qualificar para o mercado de trabalho. Dê uma lida nesses artigos, depois conta pra gente o que achou!
SR-72 Aurora: o sucessor do lendário Blackbird
▶ INSCREVA-SE no nosso canal do Youtube! Vem com a gente e embarque no mundo da aviação!
Siga a gente nas redes sociais!