Baixo
Uma aeronave Airbus A400M da RAF, foi responsável por trazer vacinas para serem testadas no Brasil. O A400M é uma aeronave bastante avançada – um turboélice de carga de alta velocidade. A aeronave consegue alcançar velocidades de cruzeiro da ordem de 420KTAS, sendo que a maior parte dos turboélices tem velocidade de cruzeiro máxima na faixa dos 300-350KTAS.
Para habilitar tais velocidades, o projeto das hélices é crucial. Sabe-se que para propulsão de alta velocidade, as hélices tendem a perder eficiência pois ocorrem fortes efeitos de arrasto de compressibilidade, em especial perto da ponta da pá, onde a velocidade total (composta vetorialmente pela velocidade de voo e velocidade tangencial) é maior.
Para manter o arrasto de compressibilidade baixo, podemos trabalhar nos perfis (maior espessura relativa), na torção e carregamento local da pá (reduzindo o coeficiente de sustentação local e a tendência do aparecimento de choques) e na rotação (reduzindo a velocidade tangencial). O enflechamento também ajuda mas de forma menos intensa do que em asas convencionais.
Combinando-se todas as estratégias acima, chegamos neste arrojado projeto de pá!
O Portal tem diversos conteúdos para te ajudar a se qualificar para o mercado de trabalho. Dê uma lida nesse artigo, depois conta pra gente o que achou!
▶ INSCREVA-SE no nosso canal do Youtube! Vem com a gente e embarque no mundo da aviação!
Siga a gente nas redes sociais!
▶ Instagram: @engenhariaaeronautica
Se transforme em um profissional disputado pelas principais empresas do mercado aeronáutico! A nova maneira de aprender engenharia e aplicar de fato os conhecimentos no mercado de trabalho! O Portal é o caminho que vai te transformar em um engenheiro disputado pelas principais empresas do setor aeronáutico.