Baixo
O campo da aviação é um dos mais atraentes para profissionais de engenharia. Trata-se de um setor amplo, com necessidades variadas. Desde a criação de novos materiais para a fabricação de aeronaves até ao desenvolvimento de sistemas de propulsão mais eficientes e ecologicamente amigáveis. É por isso que atuantes de vários ramos na engenharia têm a possibilidade de encontrar diversos empregos na aviação.
Ao longo deste post, vou apresentar como algumas engenharias são importantes para este mercado, que tem como desafio criar sistemas cada vez mais seguros e, ao mesmo tempo, mais econômicos e eficazes.
Por isso, um corpo de engenharia robusto e com uma visão ampla ajuda na elaboração de projetos de aviões mais inteligentes. É mercado desafiador e com ótimas perspectivas de crescimento. Confira mais detalhes a seguir!
Tudo começa na projeto da aeronave. A engenharia mecânica pode atuar na elaboração e otimização de estruturas e motores que se adequem às diferentes finalidades da aeronave desenvolvida. É possível atuar também na supervisão e nos testes de componentes aeronáuticos, além de resolver as falhas que podem comprometer a segurança do aeroplano.
A engenharia elétrica, por sua vez, opera na elaboração e na gestão do sistema elétrico da aeronave, que tem a missão de garantir a iluminação, a climatização e abastecer os mecanismos de controle de voo, mantendo a estabilidade e a segurança da aeronave.
Tão importante quanto o motor e o sistema elétrico é o material com que é construído o avião. Existe hoje uma busca por materiais que sejam mais leves e mais resistentes, com vida útil maior e que superem o concebido inicialmente no projeto. Existem grandes pesquisas nessa área, abrindo espaço para a atuação de engenheiros de materiais, além dos profissionais da engenharia mecânica.
Os sistemas de comunicação e navegação aeronáuticos são bastante complexos e podem envolver diversas áreas da engenharia, devido à necessidade de estabelecer comunicação no interior da aeronave, bem como com outras aeronaves e centros de controle de tráfego aéreo.
Além disso, há a possibilidade de geração de dados capazes de revelar possíveis falhas mecânicas ou elétricas e áreas de turbulência e tempestades. Assim, previnem-se acidentes e asseguram-se os passageiros e a tripulação.
Este campo é ideal para engenheiros eletrônicos, mecatrônicos, da automação, de telecomunicações e afins. Além disso, a necessidade de desenvolvimento de softwares mais avançados e capazes de gerir um grande número de informações permite que engenheiros de computação encontrem um emprego na aviação, tornando esse ramo da engenharia essencial para o setor.
Do projeto inicial até a etapa de finalização da construção, o engenheiro de produção atua nos processos de gerenciamento da cadeia de fabricação e venda. Ele é também o responsável pelo planejamento financeiro, redução de custos, otimização de recursos de produção e avalia o desempenho econômico e sustentável da manufatura de aeronaves.
Além disso, esse profissional coordena as equipes de engenheiros que vão atuar no procedimento. Importante destacar que esta área também está aberta a engenheiros civis e mecânicos.
O setor de aviação é bem multidisciplinar e apresenta possibilidades para diversas engenharias. É necessário apenas planejamento e estudo para atender às exigências desse mercado que vem crescendo continuamente. Empregos na aviação existem para todos os engenheiros que desejam entrar neste setor de enorme relevância econômica.
Se você gostou deste texto, não deixe de assinar a nossa newsletter e fique atualizado com as novidades sobre o mercado da aviação! Conheça a história da indústria aeronáutica no Brasil!
▶ INSCREVA-SE no nosso canal do Youtube! Vem com a gente e embarque no mundo da aviação!
Siga a gente nas redes sociais!
▶ Instagram: @engenhariaaeronautica