Nível de dificuldade

Baixo

Curiosidades

Aeroelasticidade

Escrito por  Rodrigo Martins
em 08 de janeiro de 2019

Aeroelasticidade

Aeroelasticidade é a ciência que estuda as consequências da interação de forças de inércia, elásticas e aerodinâmicas, agindo simultaneamente na estrutura de um corpo.

Basicamente, temos três tipos de força:

  • De inércia – decorrentes das acelerações às quais a massa do corpo está sujeita;
  • Elásticas – decorrentes das reações elásticas do corpo que se desloca (deforma);
  • Aerodinâmicas – decorrentes do escoamento de fluido ao qual o corpo está sujeito.

Note que as forças aerodinâmicas dependem do formato das superfícies aerodinâmicas. Portanto, se estas se deformam significativamente, há uma modificação na carga aerodinâmica durante a aplicação do carregamento.

A interação mútua entre as forças elásticas, de inércia e aerodinâmicas pode ser representada graficamente através de um diagrama conhecido como diagrama dos três anéis:

Aeroelasticidade

Aeroelasticidade: Fenômenos Aeroelásticos

Os fenômenos físicos associados aos dois tipos de comportamento de um sistema, estático ou dinâmico, podem ser subdivididos como:

Divergência (estático)

Se considerarmos uma asa flexível, a sustentação aumentará o ângulo de ataque, que consequentemente, aumentará a sustentação. A relação é não linear e existem inclusive esquemas iterativos para cálculo de deformações. Se a pressão dinâmica do escoamento for suficientemente alta, este processo realimentado pode levar ao colapso da estrutura devido a “divergência” do movimento da asa.

Flutter (dinâmico)

É uma auto-excitação de dois ou mais modos de vibração de um sistema, devidamente alterada e realimentada pelo escoamento de um fluido. Pode vir a causar oscilações de amplitude que crescem exponencialmente levando a estrutura a uma falha dinâmica.

Note no vídeo abaixo a interação entre os modos de flexão e torção da empenagem horizontal do Piper PA-30 Twin Comanche.

Redistribuição de Cargas (estático)

Quando a asa é flexível, o carregamento aerodinâmico ao longo da envergadura pode ser alterado devido a deformação da asa em ângulo de ataque.

Aeroelasticidade

Reversão de comandos (estático)

Pode causar ineficiência, perda ou até a reversão de uma ação de comando de uma superfície de controle.

Cargas de rajadas (dinâmico)

O aumento do carregamento aerodinâmico devido uma rajada de vento ocorre devido ao aumento do ângulo de ataque instantâneo. Isso pode elevar o fator de carga a limites além dos autorizados para a aeronave. Com isso, modela-se o sistema aeroelástico considerando a presença da rajada também para o projeto de sistemas de alívio de cargas desta natureza.

Aeroelasticidade

 

Buffeting (dinâmico)

Vibrações causadas pela esteira gerada por outras partes da aeronave, por exemplo interferência da esteira da asa na empenagem; Fenômeno altamente não linear, difícil de modelar matematicamente, sendo necessária investigação em túnel de vento.

 

O que acha de conhecer mais lendo um artigo?

O Portal tem diversos conteúdos para te ajudar a se qualificar para o mercado de trabalho. Dê uma lida nesse artigo, depois conta pra gente o que achou!

Quer conhecer mais sobre o Portal Engenharia Aeronáutica?

▶ INSCREVA-SE no nosso canal do Youtube! Vem com a gente e embarque no mundo da aviação!

https://www.youtube.com/c/EngenhariaAeronáutica?sub_confirmation=1

Siga a gente nas redes sociais!

▶ Facebook: https://www.facebook.com/engenhariaaeronauticabr/

▶ Instagram: @engenhariaaeronautica (https://www.instagram.com/engenhariaaeronautica/)

Compartilhe Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Linkedin

Últimos posts