Nível de dificuldade

Baixo

Curiosidades

Como você pode fazer carreira na área de Engenharia Aeronáutica?

Escrito por  Sergio Duarte
em 11 de fevereiro de 2019

Você está cursando ou pensa em cursar Engenharia Aeronáutica? A carreira nessa área pode ser bastante promissora e desafiadora. Considerada uma das profissões do futuro, praticamente todos os profissionais formados são absorvidos pelo mercado — alguns conseguem, inclusive, fazer carreira no exterior.

Preparamos um material para você entender, de uma vez por todas, como você pode fazer carreira na Engenharia Aeronáutica. Ficou interessado? Continue a leitura!

Qual o perfil de um engenheiro aeronáutico?

Como em toda engenharia, a pessoa que decide seguir carreira na Engenharia Aeronáutica deve ter afinidade com números, pois muitos conteúdos relacionados com Física e Matemática são abordados durante toda a graduação.

Responsabilidade e comprometimento também são fundamentais, já que o curso é bastante denso e um engenheiro aeronáutico, no exercício da profissão, deve saber lidar com pressão, prazos apertados e cálculos extremamente precisos.

Em que áreas um engenheiro aeronáutico pode atuar?

Engana-se quem pensa que a única função de um engenheiro aeronáutico é projetar aeronaves. É claro que esse é um dos escopos da profissão, mas as áreas de atuação são muito mais abrangentes.

Por exemplo, um engenheiro aeronáutico está apto a trabalhar com a manutenção, estudo e diagnóstico de aeronaves, determinando a melhor logística para otimizar as condições de uso da aeronave. Ele também pode trabalhar com coordenação de tráfego aéreo, avaliando todos os fatores que possam interferir na segurança de um voo, como condições meteorológicas, cartográficas, rotas, velocidades, fluxo de aeronaves etc.

Por fim, quem é formado Engenharia Aeronáutica também pode fazer parte de projetos relacionados à infraestrutura para aviação, como obras de construção e ampliação de aeroportos.

Onde um profissional de Engenharia Aeronáutica pode trabalhar?

O primeiro lugar que vem à cabeça das pessoas quando essa pergunta é feita é dentro de indústrias da aviação, como a Embraer. Mas, dado o escopo dessa profissão, um engenheiro aeronáutico pode trabalhar também para companhias aéreas, indústrias aeroespaciais, aeroportos e órgãos governamentais ligados ao transporte aéreo — como a ANAC e a INFRAERO.

engenharia aeronáutica

Quanto ganha um engenheiro aeronáutico?

Os salários para Engenharia Aeronáutica são bem atrativos. O piso salarial dessa profissão é de quatro mil reais e a remuneração média está entre cinco e oito mil reais. Já para aqueles que estão no auge da carreira, o que ocorre com cerca de dez anos de atuação, os salários podem ultrapassar a marca de 12 mil reais.

Como fazer carreira na Engenharia Aeronáutica?

Chegamos na pergunta mais esperada. O primeiro passo para fazer carreira na Engenharia Aeronáutica é a graduação. No Brasil, são oferecidos quatro cursos em faculdades públicas (UFMG, UFU, USP São Carlos e ITA) e cinco em faculdades privadas (ETEP, PUC-MG, UNIVAP, FUMEC e UNIP).

A duração do curso de Engenharia Aeronáutica é de cinco anos e o estágio é obrigatório. Como dissemos, quase todos os profissionais formados já são absorvidos pelo mercado. Muitas vezes sendo efetivados após os programas de estágio.

Outras engenharias podem atuar na área aeronáutica?

Sim, mas um engenheiro com formação em aeronáutica certamente terá preferência nos processos seletivos. Porém, nada impede um engenheiro de outro ramo fazer alguma especialização na área para se igualar em competitividade.

As atividades desenvolvidas durante a graduação são muito avaliadas nos recrutamentos. Atualmente, existe um projeto de extensão chamado AeroDesign. Nele, os alunos de diversas engenharias têm contato com conceitos e projetos da Engenharia Aeronáutica.

Quem quer seguir carreira na Engenharia Aeronáutica deve ter uma característica acima de todas: paixão. O setor está em crescimento e as oportunidades aparecerão, mas a dedicação individual também se faz necessária.

Se você gostou deste conteúdo, continue em nosso blog e saiba quais são as aeronaves militares mais incríveis da atualidade.

 

Sergio Duarte
Co-Fundador do Portal Engenharia Aeronáutica

Compartilhe Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Linkedin

Últimos posts