Baixo
É notório que o setor de aviação no mundo vem progredindo a cada dia que passa, seja na tecnologia das aeronaves, seja na logística de operação. Neste contexto, cabe destacar o fundamental papel desenvolvido pelos profissionais da engenheira, sobretudo a atuação do engenheiro aeronáutico, já que é ele o grande responsável em projetar e realizar a gestão de atividades aeronáuticas.
Confira a seguir as funções realizadas por esse profissional, bem como 4 áreas de atuação nas quais ele pode trabalhar!
O profissional da área de engenharia aeronáutica desempenha um importante papel para a aviação, uma vez que é encarregado das seguintes funções:
Sendo assim, ele está apto a atuar em diversas áreas da aviação, das quais destacaremos quatro:
São inúmeros os componentes mecânicos e elétricos que compõem uma aeronave. Essas peças sofrem constantes aperfeiçoamentos, sempre com intuito de melhorar o desempenho do avião por meio da tecnologia atual.
Dessa forma, um engenheiro aeronáutico é capaz de desenvolver planos de ação que envolvem: identificar peças que necessitem de melhorias, elaborar estratégias de aperfeiçoamento e, por fim, projetar componentes mais modernos.
Há três tipos de manutenção: preventiva; preditiva e corretiva. Uma aeronave possui em seu plano de manutenção todas as etapas já previamente estabelecidas, todas elas alinhadas com o seu perfil de funcionamento.
Deste modo, vale ressaltar que, para gerenciar todas as medidas preventivas, é preciso um profissional que tenha sólidos conhecimentos técnicos em aviação, como é o caso de um engenheiro aeronáutico.
Esse gerenciamento é uma área da aviação extremamente importante, pois os parâmetros que envolvem a manutenção de uma aeronave precisam ser muito bem pensados e executados. Caso contrário, elevam-se as chances de falhas repentinas, ou seja, aquelas que não foram mensuradas corretamente no plano de manutenção.
Como mencionado na introdução, o avanço tecnológico do setor da aviação é contínuo. A modernização de peças, elaboração de motores mais potentes e com menor consumo de combustível e desenvolvimento de materiais mais resistentes e menos densos são estudos abordados em laboratórios de pesquisa.
Sendo assim, o engenheiro aeronáutico também pode atuar nesses centros de pesquisas, uma vez que ele tem todas as qualidades (adquiridas tanto no meio acadêmico quanto no mercado de trabalho) para aprofundar em estudos aeronáuticos complexos.
Toda e qualquer alteração em uma aeronave que se enquadre como Grande Modificação (definição no RBAC 01), deve ter um projeto aprovado pela autoridade certificadora. Por definição, Grande Modificação configura alterações não listadas na especificação técnica aprovada da aeronave, motor ou hélice e que podem afetar substancialmente o peso, balanceamento, resistência estrutural, características de voo e de manobrabilidade ou qualquer outra característica ligada à aeronavegabilidade; ou não é executada de acordo com práticas aceitáveis ou que não pode ser executada usando operações elementares.
Essas alterações são documentadas, e analisadas sob todos os aspectos dos requisitos aplicáveis do regulamento. O engenheiro aeronáutico fica encarregado de apresentar toda a documentação técnica aplicável. Cabe a ele também realizar adequações sugeridas ou solicitadas pela autoridade certificadora.
Analisando algumas das áreas de atuação de um engenheiro aeronáutico, percebe-se o quão importante esse trabalho é para a aviação. Vale ressaltar também as vantagens que um planejamento de carreira proporcionam para esses profissionais, pois, dessa maneira, o engenheiro não fica suscetível aos altos e baixos do mercado.
▶ INSCREVA-SE no nosso canal do Youtube! Vem com a gente e embarque no mundo da aviação!
https://www.youtube.com/c/EngenhariaAeronáutica?sub_confirmation=1
Siga a gente nas redes sociais!
▶ Facebook: https://www.facebook.com/engenhariaaeronauticabr/
▶ Instagram: @engenhariaaeronautica (https://www.instagram.com/engenhariaaeronautica/)