Baixo
Os sistemas aviônicos desenvolvidos para a aviação civil e militar são submetidos a uma baterias de testes, entre os quais estão os chamados ensaios ambientais, que ocorrem em ambientes semelhantes àqueles da fase operacional da aeronave.
Os testes ambientais para equipamentos da aviação civil estão previstos no documento RTCA (Radio Technical Commission for Aeronautics) DO-160 (Environmental Conditions and Test Procedures for Airborne Equipment), hoje na versão G, ao passo que os equipamentos militares são submetidos a tais testes seguindo os procedimentos previstos na norma MIL-STD-810 (Environmental Test Methods and Engineering Guidelines), hoje também na versão G.
Comecemos pela DO-160G. A Advisory Circular da FAA 21-16C estabelece que os procedimentos contidos na DO-160 podem ser usados nas autorizações TSO (Technical Standard Order). A DO-160G comporta 26 métodos de testes, ao passo que a MIL-STD-810 contempla 28.
A notável diferença entre a bateria de testes de cada documento está nos testes pertinentes a equipamentos militares que só existem na MIL-STD-810. São eles: testes de tiros (gunfire tests) e teste de ruído acústico (acoustic noise tests).
A DO-160 trata também de testes elétricos e de interferência eletromagnética (EMI), o que não ocorre na MIL-STD-810. A parte elétrica, na área militar, é tratada na MIL-STD-704 (Aircraft Electric Power Characteristics), hoje na versão F, e a interferência eletromagnética, nas normas MIL-STD-461 (Requirements for the Control of Electromagnetic Interference Characteristics of Subsystems and Equipment), atualmente na versão F, e MIL-STD-464 (Electromagnetic Environmental Effects Requirements for Systems), hoje na versão C.
Quanto aos demais testes, como por exemplo: baixa pressão, alta e baixa temperaturas, areia e poeira, atmosfera explosiva, etc, os dois documentos guardam similaridade.
Uma característica notável da MIL-STD-810 é o chamado Tailoring, processo pelo qual um fornecedor faz uma escolha ou uma alteração em procedimentos de testes, condições, valores de variáveis, etc. utilizados nos mesmos, conforme o cenário ambiental de operação previsto para seu equipamento. A MIL-STD-810 encoraja fortemente o fornecedor a fazer o tailoring. Evidentemente, esse processo de tailoring tem de ser discutido com o Gerente de Programas Militares que gerencia o contrato de aquisição do equipamento, auxiliado de perto pela área de Certificação da instituição militar que esteja adquirindo o equipamento.
Quando o equipamento é desenvolvido por conta do fornecedor, ou seja, sem um contrato colocado pela instituição militar, mas que, em
algum momento, possa ser de interesse dessa instituição, e o fornecedor queira obter certificação junto ao órgão de certificação da instituição militar, ele terá uma dupla discussão com o órgão de Certificação: a escolha dos testes ambientais e um possível tailoring dos mesmos.
Em se tratando de equipamentos aviônicos, existem requisitos mínimos de testes ambientais, pelo menos na área militar. São aqueles voltados para altitude, umidade, vibração e temperatura. A MIL-STD-810 descreve com propriedade os efeitos dessas agressões ambientais nos sistemas aviônicos. A norma prescreve então o pluriteste 520.3, para verificar os efeitos simultâneos dessas quatro agressões
ambientais, numa única câmera de teste.
Encerramos por aqui, sugerindo, mais uma vez, que nosso leitor consulte as referências apresentadas a seguir. Aproveite também para ler sobre Aeronaves e os Ensaios de EMI e EMC, ou um Resumo Sobre Confiabilidade!
Até a próxima!
(1) RTCA: DO-160G – Environmental Conditions and Test Procedures for Airborne Equipment, EUA: RTCA, 2010.
(2) DoD: MIL-STD-461 – Requirements for the Control of Electromagnetic Interference Characteristics of Subsystems and Equipment, EUA: DoD, 2007.
(3) DoD: MIL-STD-464C, Electromagnetic Environmental Effects Requirements for Systems, EUA: DoD, 2008.
(4) DoD: MIL-STD-704F, Aircraft Electric Power Characteristics, EUA: DoD, 2004.
(5) DoD: MIL-STD-810G, Environmental Test Methods and Engineering Guidelines, DoD, EUA, 2008.
(6) SPITZER, Cary R. Digital Avionics Systems: Principles and Practice. 2. Ed. New York (EUA): McGraw-Hill, 1993. 277p
Berquó, Jolan Eduardo – Eng. Eletrônico (ITA)
Certificador de Produto Aeroespacial (CTA/IFI)
Representante Governamental da Garantia da Qualidade – RGQ (DCTA/IFI)