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F-16: Estabilidade Relaxada

em 17 de julho de 2020

F-16: Estabilidade Relaxada

No final dos 60, visando reduzir gradualmente a frota de caças mais antigos, a Força Aérea Americana (USAF) lançou um programa para escolha de um novo caça leve. Tal programa foi intitulado de “Lightweight Fighter – LWF”. A aeronave que saiu vencedora desse programa foi o YF-16, desenvolvido pela General Dynamics (hoje parte da Lockheed Martin) e deu origem ao F-16.

Aeronaves Militares Caça F-16

Como os requisitos exigiam uma aeronave leve com elevado desempenho, pela primeira vez o uso da estabilidade estática relaxada (Relaxed Static Stability – RSS) foi empregada de forma proposital desde a fase de concepção aerodinâmica numa aeronave dos EUA.

Benefícios RSS

Como benefícios do uso da estabilidade relaxada no F-16 podemos citar:

  • Aumento do alcance da aeronave (menor arrasto)
  • Aumento da margem de manobra (trim em menores ângulos de ataque pro mesmo CL)
  • Redução de peso do estabilizador horizontal (menor área)

As imagens mostram o ganho esperado na polar da aeronave em comparação com um projeto convencional para um ponto típico da operação.

F 16 Estabilidade Relaxada

F 16 Estabilidade Relaxada

Apesar dos benefícios no desempenho da aeronave, alguns desafios na controlabilidade tiveram que ser resolvidos. Graças a flexibilidade que um projeto Fly-by-wire traz aos projetistas, as deficiências puderam ser convertidas em benefícios, tendo no fim uma aeronave com uma controlabilidade virtualmente idêntica em todo o passeio de CG da aeronave além de aumentar a precisão na pilotagem. Tal conceito foi expandido e além de caças podemos encontrar inclusive aeronaves de transporte com estabilidade estática longitudinal relaxada.

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