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Toda vez que você entra em aviões comerciais, você provavelmente deve achar que todo aquele design é uma questão de beleza e conforto, certo? Mas se engana quem acredita nisso. Na verdade, tudo ali tem um motivo e uma razão para ser assim. Hoje, para aproveitar que nosso convidado é um especialista em Estruturas, vamos falar de uma parte específica da aeronave, as suas JANELAS. Você já parou para pensar no por que as janelas são redondas?
Eu, particularmente, já. E olha, a explicação é bem simples, sabia? Mas infelizmente, foi preciso de 2 acidentes fatais para os engenheiros descobrirem que janelas quadradas não são uma boa opção.
Tudo começou em 1952, quando a aeronave de Havilland Comet entrou em operação em uma linha aérea inglesa, chamada BOAC. Para vocês terem uma noção, o Comet foi o primeiro avião comercial propulsionado por motores a jato fabricado no mundo. A aeronave na época foi um sucesso, voava cerca de 2x mais veloz que seus concorrentes. Mas pelo enorme gasto de combustível, suas rotas tinham que ser reduzidas.
Esse sucesso teve seus dias contados. Pois 2 anos depois, aconteceu um acidente fatal. A aeronave, que partia de Roma, se desintegrou totalmente enquanto sobrevoava o mar, matando cerca de 35 pessoas.
Os voos com essa aeronave foram suspensos, mas logo voltaram a funcionar e novamente, outro desastre acontecia, matando todos os ocupantes da aeronave. Como ambos os acidentes foram sobrevoando o mar, a Marinha Britânica foi enviada ao local para realizar o resgate das peças da aeronave que estavam submersas.
Os destroços foram enviados para Farnborough, Inglaterra, onde se iniciava uma grande investigação para entender os trágicos acidentes. O avião foi remontado com as peças que a marinha encontrou submersa e o restante, foram substituídas por peças novas. Naquela época, as aeronaves voavam em baixas altitudes, onde a pressão atmosférica não era tão era semelhante a pressão ao nível do mar. Mas as aeronaves a jato necessitavam voar a altitudes muito mais altas, para evitar turbulências, onde a pressão era mínima. Como o nosso organismo não é capaz de se manter consciente a partir de determinadas pressões, as aeronaves precisavam de um sistema de pressurização, onde a pressão no interior da aeronave fosse maior que pressão externa.
Finalmente, a investigação concluiu que o formato das janelas acarretava um acúmulo de tensões. E o fato de a carga de pressurização ser uma carga dinâmica, os engenheiros deveriam ter levado em consideração as falhas por fadiga do material. Em virtude desse equívoco, pequenas trincas foram surgindo à partir dos pontos de concentração de tensão. Eventualmente atingiram um tamanho crítico, causando uma falha estrutural catastrófica. Então, por esse motivo aviões comerciais atuais possuem janelas arredondas. Dessa maneira a estrutura das janelas fica livre de pontos concentradores de tensão, evitando a formação de trincas e prevenindo falhas estruturais por fadiga nessas.
Fundamentos de Análise Estrutural
Análise Estrutural de Aeronaves – Física e Aplicações em Elementos Finitos
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