Baixo
Com o advento da pandemia de COVID-19 e com a paralização quase completa de suas aeronaves, muitas companhias aéreas aproveitaram a ocasião para reavaliar suas frotas. Alguns modelos de aeronaves foram aposentados muito antes do esperado, sendo os quadrimotores as maiores vítimas. Por todo o mundo, vários Boeing 747, Airbus A380 e Airbus A340 estão sendo retirados da operação, na maioria dos casos em caráter definitivo.
A tabela abaixo compila os casos mais impressionantes.
Na nova realidade do transporte aéreo, em que poucos passageiros estão voando, a operação de aeronaves quadrimotoras se torna inviável, não só por seu elevado consumo, bem maior que o dos atuais bimotores operando nas mesmas rotas, mas também por serem aeronaves grandes, difíceis de ocupar lucrativamente.
Em alguns casos, como o B747, que operou por cerca de 50 anos na Qantas e na British Airways, é o fim de uma longa história, em que a imagem da companhia muitas vezes estava associada à da aeronave.
Resta saber ainda o destino definitivo de algumas destas aeronaves, já que alguns exemplares têm menos de 10 anos de uso. Ficarão nos desertos até o mercado se recuperar ou serão desmontados definitivamente?
O Portal tem diversos conteúdos para te ajudar a se qualificar para o mercado de trabalho. Dê uma lida nesses artigos, depois conta pra gente o que achou!
Boeing B-17 Flying Fortress “All American III” – Retorno à Base
Boeing 7J7 – Aeronaves que nunca saíram do papel
▶ INSCREVA-SE no nosso canal do Youtube! Vem com a gente e embarque no mundo da aviação!
Siga a gente nas redes sociais!
▶ Instagram: @engenhariaaeronautica
Se transforme em um profissional disputado pelas principais empresas do mercado aeronáutico! A nova maneira de aprender engenharia e aplicar de fato os conhecimentos no mercado de trabalho! O Portal é o caminho que vai te transformar em um engenheiro disputado pelas principais empresas do setor aeronáutico.