Baixo
Segundo notícias publicadas, a Lockheed Martin está desenvolvendo, em conjunto com o governo americano e outras empresas, o sucessor do legendário SR-71 “Blackbird” – o SR-72 Aurora. Por muito tempo, entre especulações e teorias conspiratórias, o programa foi conhecido por “Aurora”, devido à uma menção com este nome, e sem detalhes, num documento do Pentágono.
Os dados publicados indicam que a aeronave será Hipersônica (isto é, cruzará > Mach 5.0). Empregará um sistema propulsivo de ciclo combinado, como mostrado na figura. Tal sistema propulsivo, denominado TBCC (“Turbine Based Combined Cycle”) opera como uma turbina a gás até as proximidades de Mach 3.
A partir deste ponto, o Ramjet começa a assumir a função de propulsão, sendo mais eficiente que a turbina a gás nesta faixa de velocidade, ao aproveitar ao máxima a compressão externa do ar “Ram Compression” devido à alta velocidade. Assim não necessitaria mais de um compressor rotativo, que teria muitas dificuldades de operar neste regime de altissimas temperaturas.
Neste regime, as ondas de compressão podem inclusive ajudar na sustentação da aeronave – conceito denominado como “Wave Rider”. É possível que a aeronave já esteja voando em bases secretas americanas, e seu anúncio público ainda é indeterminado. Mas uma coisa é certa: o desenvolvimento do SR-72 Aurora será um importante marco na aviação, pois não é todo dia que uma aeronave pode se tornar párea para o lendário SR-71 Blackbird.
O Portal tem diversos conteúdos para te ajudar a se qualificar para o mercado de trabalho. Dê uma lida nesse artigo, depois conta pra gente o que achou!
▶ INSCREVA-SE no nosso canal do Youtube! Vem com a gente e embarque no mundo da aviação!
Siga a gente nas redes sociais!