Curso de Aerodinâmica Aplicada

O curso Completo de Aerodinâmica Aplicada abrange dos fundamentos básicos da aerodinâmica às técnicas que são aplicadas na indústria aeronáutica para o projeto dos aviões modernos. Toda a teoria é entendida de maneira física e sempre aliada à prática, com exemplos de aeronaves reais para que você aprenda como este conhecimento pode ser utilizado. Neste curso você aprenderá os Fundamentos Básicos da Aerodinâmica, as teórias e tipos de Perfil e Asas, entenderá a aerodinâmica da Fuselagem, aprenderá como e porque fazer um ensaio em Túnel de Vento e trabalhará com dados de um dos melhores Túnel de vento do mundo para calcular uma Polar de Arrasto para determinar o desempenho do avião e também entenderá como elaborar um modelo de simulação do voo de alta fidelidade em MatLab Simulink.

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Perguntas Frequentes (FAQ)

Curso 100% Online

Você tem a comodidade de assistir às aulas em qualquer dia, em qualquer horário, em qualquer lugar e na velocidade que quiser. As aulas ficam disponíveis por 1 ano!

Qual é a carga horária?

A carga horária total, incluindo o capítulo bônus, é de mais de 40h.

Por quanto tempo o curso fica disponível?

O curso fica disponível durante 1 ANO após aprovação da compra.

Vou ter assistência do instrutor? Existe algum material didático?

Sim. Durante todo o curso você terá um acompanhamento pessoal do instrutor, junto com material didático para um melhor rendimento do aluno nos estudos.

O que realmente eu ganho fazendo esse curso?

Um atalho de quase duas década de experiência para utilizar no momento que a vaga dos seus sonhos aparecer e você ser capaz de alcançá-la.

Os cursos livres são regulamentados pelo MEC?

O Ministério da Educação (MEC) não rege nada que diz respeito ao funcionamento dos cursos livres. Os cursos livres não precisam obedecer nenhum tipo de regra dele. O Decreto Presidencial N° 5.154 (23 de julho de 2004) constitui a base legal de validade desses cursos. Uma vez que o MEC não rege nenhum regulamento sobre esses cursos, eles não precisam ter reconhecimento da instituição. O fato da legislação de cursos livres não passar pelo MEC em nada diz respeito a qualidade ou valorização deles. Até mesmo porque a própria Embraer e a Agência Nacional de Aviação Civil reconhecem os cursos do Portal.

Entenda a física envolvida no voo e projeto de um avião

Quebre a barreira de entendimento que equações complicadas criam e aprenda a utilizar a matemática como uma ferramenta de engenharia.

O Curso realmente agrega valor ao currículo?

Sim! Nossos cursos são reconhecidos por empresas, instituições e profissionais de destaque, que valorizam o conhecimento prático que você adquire. Você será reconhecido por ter conhecimento do que realmente é praticado na indústria, e não apenas uma visão acadêmica. Todos os cursos que você encontrar por ai terão abordagens puramente teóricas. Sem contar o fato de que vão te custar pelo menos 2,5 vezes mais. Aqui você encontra conteúdo prático e aplicável, a um custo totalmente diferenciado do mercado, e ainda elaborado por uma das maiores referências dentro da indústria.

Tenho mais de 40 ou 50 anos. Ainda consigo oportunidades na área?

Com certeza! O mercado valoriza não apenas o conhecimento técnico, mas também a vivência e as habilidades acumuladas ao longo da sua trajetória. Nosso curso oferece conhecimentos necessários para que você se destaque e possa conquistar novas oportunidades.

Certificado emitido pelo Portal

Selo de qualidade para você colocar no seu currículo e se destacar!

Conheça o instrutor!

Rodrigo Sorbilli é Engenheiro Mecânico Aeronáutico e atuou por quase 13 anos na EMBRAER, 10 destes como especialista em Aerodinâmica Aplicada, sendo responsável pelos dados para cálculos de Desempenho, Mecânica de Voo e Cargas, e 3 anos como especialista em Mecânica de Voo. Trabalhou por 5 anos na fase de Detalhamento e por 8 anos na fase de Estudos Preliminares. Atuou como peça fundamental em 15 ensaios em Túnel de Vento e as análises e reduções de dados relacionadas. Graduou-se em 2006 como Engenheiro Mecânico Aeronáutico pela UFMG, sendo capitão da equipe campeã do Aerodesign em 2005 no Brasil e 2006 nos EUA. Concluiu o Mestrado em Aerodinâmica pelo ITA em 2015 e atualmente é candidato a Doutor pelo ITA na área de Impacto Aerodinâmico devido a formação de Gelo em voo. Deixou a EMBRAER no final de 2019 para participar de um projeto revolucionário na mobilidade aérea urbana em uma empresa da Alemanha.

MAIS INFORMAÇÕES

Veja o que as pessoas falam do curso de Aerodinâmica Aplicada

Veja o depoimento de pessoas que já fizeram o curso. Descubra a transformação que você pode fazer na sua carreira e na sua vida.

Marcelo
Engenheiro
Guilherme
Engenheiro
Gabriel
Estudante de Engenharia
Matheus
Estudante de Engenharia
Thiago
Estudante de Engenharia
Eduardo
Estudante de Engenharia
Antonio C. Foltran
Professor de Engenharia Mecânica

Eu não esperava que um curso online pudesse atingir este nível de qualidade. É claro que há muitas coisas que, de forma independente, precisam ser boas para que o resultado final seja bom. Este curso foi excelente porque o professor é excelente, o conteúdo foi profundo e bem explicado, os alunos foram dedicados, permitindo que eu aprendesse com as perguntas que eles fizeram.

Prince Azsembergh
Mestrando em Engenharia Mecânica

O professor é muito qualificado, tem experiência na área, e por isso traz vários exemplos reais e muito diversos. Tem ótima didática.

CONTEÚDO DO CURSO

1.1 - FORÇAS AERODINÂMICAS
1.1.1 - Forças no corpo
1.1.2 - Coeficientes Aerodiâmicos
1.1.3 - Forças Resultantes
1.2 - TIPOS DE ESCOAMENTO
1.2.1 - Viscoso e Não viscoso
1.2.2 - Incompressível e Compressível
1.2.3 - Regimes de número de mach
1.3 - CAMADA LIMITE
1.3.1 - Conceito da camada limite
1.3.2 - Laminar ou turbulento
1.3.3 - Separação da camada limite
1.4 - FUNDAMENTOS DA MECÂNICA DOS FLUIDOS
1.4.1 - Equação de Bernoulli
1.4.2 - Equação de Laplace
1.4.3 - Teorema de Kutta-Joukowski
1.4.4 - Condição de Kutta
1.4.5 - Teorema da circulação de Kelvin
1.4.6 - Uma explicação física para a sustentação
1.4.7 - Entendimento físico da condição de Kutta
1.4.8 - A equação de Navier-Stokes
1.5 - DISTRIBUIÇÃO DE PRESSÃO
1.5.1 - Coeficiente de pressão
1.5.2 - Distribuição de pressão subsônica
1.5.3 - Efeitos da compressibilidade
1.5.4 - Ondas de choque
1.6 - NÚMERO DE REYNOLDS
1.6.1 - Definição
1.6.2 - Similaridade aerodinâmica
1.6.3 - Efeito no arrasto
1.6.4 - Efeito no CLmax
1.6.5 - Efeito no Mach de divergência
1.7 - TIPOS DE ARRASTO
1.7.1 - Fricção e pressão
1.7.2 - Arrasto induzido
1.7.3 - Arrasto de onda

2.1 - CARACTERÍSTICAS GEOMÉTRICAS DE UM PERFIL
2.1.1 - O que é um perfil e qual sua utilidade
2.1.2 - Parâmetros geométricos de um perfil
2.2 - SÉRIES E TIPSO DE PERFIL
2.2.1 - NACA 4 dígitos
2.2.2 - NACA 5 dígitos
2.2.3 - NACA Séries 6
2.2.4 - Perfis laminares
2.2.5 - Perfis supercríticos
2.3 - EFEITOS DA GEOMETRIA NAS CARACTERÍSTICAS AERODINÂMICAS
2.3.1 - O Xfoil e o XFLR5
2.3.2 - Espessura relativa (análise numérica no XFoil)
2.3.3 – Arqueamento (análise numérica no XFoil)
2.3.4 - Raio de bordo de ataque (análise numérica no XFoil)
2.4 EFEITOS TRANSÔNICOS
2.4.1 - Efeito em CD
2.4.2 - Efeito em CL
2.4.3 - Efeito em CM
2.5 - HIPER-SUSTENTADORES
2.5.1 - Motivação, flapes e slats
2.5.2 - Tipos e efeito de flapes (análise numérica no XFoil)
2.5.3 - Entendendo o efeito físico do flape

3.1 - CARACTERÍSTICAS GEOMÉTRICAS DE UMA ASA
3.1.1 - Asa de diferentes tipos de aviões modernos
3.1.2 - O projeto da asa
3.1.3 - Forma em planta e torção
3.2 - TEORIA DE LINHA SUSTENTADORA
3.2.1 - A importância da LLT
3.2.2 - Efeitos de ponta de asa
3.2.3 - Modelo matemático e teoria de vórtices
3.2.4 - O equacionamento e as limitações
3.2.5 - Fator de Oswald
3.3 VORTEX LATTICE
3.3.1 - Utilidades e limitações
3.4 - EFEITOS DA FORMA EM PLANTA NA AERODINÂMICA DA ASA
3.4.1 – Alongamento (análise numérica no XFLR5)
3.4.2 – Afilamento (análise numérica no XFLR5)
3.4.3 – Torção (análise numérica no XFLR5)
3.5 - FEITOS TRANSÔNICOS
3.5.1 - História da asa enflechada
3.5.2 - Teoria da asa enflechada
3.5.3 - Efeitos longitudinais
3.5.4 - CLmax e pitch-up
3.5.6 - Buffeting onset
3.5.7 - Projeto de uma asa enflechada
3.6 - HIPER-SUSTENTADORES
3.6.1 - Por que hiper-sustentadores?
3.6.2 - Revisão do efeito básico e valores típicos
3.6.3 - CLmax da Asa x Clmax do perfil
3.6.4 - Flapes
3.6.5 - Slats e flape de bordo de ataque
3.6.6 - Característica de estol e dispositivos auxiliares
3.6.7 - Tipos de mecanismos

4.1 - CONFIGURAÇÕES DE PROJETO
4.1.1 - Análise de soluções de diversos tipos de aeronaves
4.1.2 - Posicionamento das asas e empenagens
4.2 - LAYOUT DA FUSELAGEM
4.2.1 - Cross section
4.2.2 - Cockpit
4.2.3 - Cone de cauda
4.3 - CARACTERÍSTICAS DA FUSELAGEM
4.4 - AERODINÂMICA DA FUSELAGEM
4.4.1 - Estimativa preliminar do arrasto
4.4.2 - Efeito da razão de esbeltez
4.4.3 - Área de base
4.4.4 - Arrasto transônico e a Regra das áreas
4.4.5 - Cone de cauda
4.4.6 - Sustentação de momento
4.4.7 - Interação Asa-fuselagem
4.5 - ARRASTO ADICIONAL DE PARTES DA FUSELAGEM
4.5.1 - Canopy
4.5.2 - Trem de pouso
4.5.3 - Nacele
4.4.4 - Trilhos de flape
4.6 - ARRASTO DE EXCRESCÊNCIAS
4.6.1 - Exemplos de aviões modernos
4.7 - INSTALAÇÃO DE SENSORES
4.7.1 - Quais são os sensores?
4.7.2 - Pressão estática e Pitot
4.7.3 - Temperatura e ângulos
4.7.4 - Smart probes

5.1 - PORQUE ENSAIAR EM TÚNEL DE VENTO
5.1.1 - Confiabilidade dos dados de túnel de vento
5.1.2 - Túnel x CFD
5.1.3 - Desempenho
5.1.4 - Mecânica de Voo
5.1.5 - Cargas e Aeroelasticidade
5.1.6 - Ruído, visualizações e CFD
5.2 - TIPOS DE TÚNEL DE VENTO
5.2.1 - Subsônico, transônio ou supersônico
5.2.2 - Tipo de circuito
5.2.3 - Atmosférico ou Pressurizado
5.2.4 - Criogênico
5.3 - PARÂMETROS RELEVANTES, INSTRUMENTAÇÃO E MODELO
5.3.1 - Número de Reynolds
5.3.2 - Número de Mach
5.3.3 - Laminar ou turbulento
5.3.4 - Envelope de operação
5.3.5 - Turbulência do túnel e deformação do modelo
5.3.6 - Balanças
5.3.7 - Tomadas de Pressão
5.3.8 - Medições do escoamento
5.3.9 - Tipos de modelo de túnel de vento
5.3.10 - Fabricação de um modelo de túnel de vento
5.4 - CORREÇÕES DE TÚNEL DE VENTO
5.4.1 - Numéro de Reynolds
5.4.2 - Buoyancy, blockage, parede e suportagem
5.5 - ESPECIFICAÇÃO DE ENSAIO ME TÚNEL DE VENTO
5.5.1 - Objetivo do ensaio
5.5.2 - Matriz de ensaio
5.5.3 - Túnel, instrumentação e modelo
5.5.4 - Planejamento de um ensaio em Túnel de vento
5.6 - MATRIZ DE ENSAIOv 5.6.1 - Nomenclatura
5.6.2 - Desempenho
5.6.3 - Mecânica de Voo
5.7 - COMMON RESEARCH MODEL
5.7.1 - O que é o CRM?
5.7.2 - Modelo e Ensaios realizados
5.7.3 - Dados disponíveis
5.7.4 - Matriz de ensaio

6.1 - O QUE É A POLAR DE ARRASTO
6.1.1 - Histórico
6.1.2 - Polar de perfil, asa ou avião
6.1.3 - Polar trimada
6.1.4 - A missão de desempenho
6.1.5 - Decolagem, subida, cruzeiro, descida e pouso
6.1.6 - Formato da polar de arrasto
6.1.7 - CLmax, L/D de decolagem e buffeting onset
6.2 - TIPOS DE POLAR DE ARRASTO
6.2.1 - Fases de desenvolvimento do avião
6.2.2 - Metodologias
6.3 - FUNDAMENTOS DA POLAR DE ARRASTO
6.3.1 - A importância do arrasto
6.3.2 - Breakdown de arrasto
6.3.3 - Modelos da polar de arrasto
6.3.4 - O equilíbrio de forças no voo
6.3.5 - Número de Reynolds e Mach
6.3.6 - Efeito da tração na aerodinâmica
6.4 - POLAR DE ARRASTO CLASSE 1
6.4.1 - P-51, o avião do estudo
6.4.2 - A metodologia classe 1
6.4.3 - Dados necessários
6.4.4 - Estrutura de cálculo
6.4.5 - Arrasto parasita
6.4.6 - Arrasto induzido
6.4.7 - Comparação: Polar teórica X Polar de Voo x Polar de túnel
6.4.8 - Polar de pouso e decolagem
6.5 - POLAR DE ARRASTO CLASSE 2
6.5.1 - A metodologia classe 2
6.5.2 - Estrutura de cálculo
6.5.3 - Asa
6.5.4 - Fuselagem
6.5.6 - Empenagens
6.5.7 - Interferências
6.5.8 - Outros componentes
6.5.9 - Comparação: Polar teórica X Polar de Voo x Polar de túnel
6.6 - POLAR DE ARRASTO DE TÚNEL DE VENTO
6.6.1 – O Comon Reasearch Model
6.6.2 – Análise geral dos resultados
6.6.3 – Efeito Reynolds no CD0
6.6.4 – Efeito Reynolds no CLmax
6.6.5 – Downwash na HT
6.6.6 – Polar da HT
6.6.7 – Efeito do Pilone e Nacele
6.6.8 – O equacionamento da Polar Trimada no C.G.
6.6.9 – A polar de Arrasto do CRM

7.1 - O QUE É O BANCO DE DADOS AERODINÂMICO
7.1.1 - A composição por partes dos coeficientes
7.1.2 - Como funciona a simulação de Mecânica de voo
7.1.3 - Modelo aerodinâmico Linear x Não Linear
7.2 - EIXOS
7.2.1 - Os eixos do Vento, Estabilidade e do Corpo
7.2.2 - Transformando de um eixo para o outro
7.2.3 - Convenção de sinais
7.3 - MODELO AERODINÂMICO NÃO LINEAR
7.3.1 - As componentes do modelo longitudinal
7.3.2 - O equacionamento do CM linear e não linear
7.3.3 - As variáveis para determinação do CM total
7.3.4 - A determinação do downwash não linear
7.3.5 - Resultados de downwash não linear
7.4 - INICIALIZAÇÃO DE TABELAS NO MATLAB
7.4.1 - Organizando as variáveis em estrutura no MatLab
7.4.2 - Inicializando as matrizes de dados no MatLab
7.5 - A ESTRUTURA DO BANCO DE DADOS LONGITUDINAL (MatLab)
7.5.1 - Inicilizando Geometria e Aerodinâmica
7.5.2 - O Banco de Dados e a máscara de interface
7.5.3 - Entradas e saídas
7.5.4 - Bus creator, Bus selector e Mux
7.5.5 - Look up Table (n-D) e as variáveis
7.5.6 - WB
7.5.7 - Alfa HT
7.5.8 - HT
7.5.9 - Profundor
7.5.10 - Totais e forças no corpo
7.6 - VALIDAÇÃO DO BANCO DE DADOS (MatLab)
7.6.1 - Simulação para verificação
7.6.2 - WB
7.6.3 - Downwash
7.6.4 - HT
7.6.5 - WBH - HT 0º, -2º e +2º
7.6.5 - Profundor
7.7 - MODELO DE SIMULAÇÃO NÃO LINEAR LONGITUDINAL (MatLab)
7.7.1 - Equação de movimento
7.7.2 - Modelo de peso e inércia
7.7.3 - Modelo do motor
7.7.4 - Modelo da atmosfera
7.7.5 - Entradas e saídas do modelo
7.7.6 - Trimagem
7.7.7 - Simulação longitudinal

No capítulo Bônus vai focar em aumentar a sua cultura aeronáutica com o conhecimento das mais usuais aeronaves de transporte moderno no seguimento comercial, executivo e militar. Você vai aprender quais são os requisitos de projeto, o posicionamento de mercado, o desempenho e entender porque as decisões de projeto levaram a aeronave àquela configuração.

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