Curso de Aerodinâmica Latero-Direcional

O curso Completo de Aerodinâmica Latero-Direcional abrange dos fundamentos básicos da aerodinâmica latero-direcional, sempre conectando a necessidade do entendimento à Mecânica de voo e Desempenho da aeronave. A fundamentação é dada juntamente com experimentos numéricos utilizando o método de Vortex Lattice do XFLR5 e o método de painéis do OpenVSP, sempre comparando os resultados com métodos semi-empíricos e experimentais (túnel de vento). Para o estudo das técnicas que são aplicadas na indústria aeronáutica para o projeto dos aviões modernos a aeronave padrão CRM-PEA é utilizada, sendo totalmente modelada por métodos semi-empíricos, Vortex Lattice e Método dos Painéis. Os três métodos são comparados em detalhe e os resultados são implementados em um modelo de simulação de 6 graus de liberdade no MatLab Simulink no qual é possível realizar simulações de voo de alta fidelidade.

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Ao final do curso você ganha um certificado de conclusão que será incluído no seu currículo.

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Converse com segurança e propriedade sobre aviação inclusive com pessoas do meio aeronáutico.

Entenda a física envolvida no voo e projeto de um avião

Quebre a barreira de entendimento que equações complicadas criam e aprenda a utilizar a matemática como uma ferramenta de engenharia.

Conheça o instrutor!

Rodrigo Sorbilli é Engenheiro Mecânico Aeronáutico e atuou por quase 13 anos na EMBRAER, 10 destes como especialista em Aerodinâmica Aplicada, sendo responsável pelos dados para cálculos de Desempenho, Mecânica de Voo e Cargas, e 3 anos como especialista em Mecânica de Voo. Trabalhou por 5 anos na fase de Detalhamento e por 8 anos na fase de Estudos Preliminares. Atuou como peça fundamental em 15 ensaios em Túnel de Vento e as análises e reduções de dados relacionadas. Graduou-se em 2006 como Engenheiro Mecânico Aeronáutico pela UFMG, sendo capitão da equipe campeã do Aerodesign em 2005 no Brasil e 2006 nos EUA. Concluiu o Mestrado em Aerodinâmica pelo ITA em 2015 e atualmente é candidato a Doutor pelo ITA na área de Impacto Aerodinâmico devido a formação de Gelo em voo. Deixou a EMBRAER no final de 2019 para participar de um projeto revolucionário na mobilidade aérea urbana em uma empresa da Alemanha.

MAIS INFORMAÇÕES

Um curso lecionado por quem tem experiência prática nas empresas de vanguarda da aviação. Com passagem pela Embraer, e hoje na Lilium, empresa referência no desenvolvimento de soluções de mobilidade aérea urbana, Rodrigo Sorbilli trás um conteúdo online para te aproximar do mercado da aviação. Seis aulas com Informações práticas, aplicáveis, com uma didática impressionante, e vinda diretamente da vanguarda da indústria aeronáutica! Embarque nesse voo do conhecimento!

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Veja o que as pessoas falam do curso de Aerodinâmica Aplicada, o primeiro curso do instrutor Rodrigo Sorbilli

Veja o depoimento de pessoas que já fizeram o curso. Descubra a transformação que você pode fazer na sua carreira e na sua vida.

Thiago Felske
Applied Aerodynamics Engineer
Maximiliano A. F. Souza
Aerodynamics/CFD Engineer
Marcelo
Engenheiro
Guilherme
Engenheiro
Gabriel
Estudante de Engenharia
Matheus
Estudante de Engenharia
Thiago
Estudante de Engenharia
Eduardo
Estudante de Engenharia
Antonio C. Foltran
Professor de Engenharia Mecânica

Eu não esperava que um curso online pudesse atingir este nível de qualidade. É claro que há muitas coisas que, de forma independente, precisam ser boas para que o resultado final seja bom. Este curso foi excelente porque o professor é excelente, o conteúdo foi profundo e bem explicado, os alunos foram dedicados, permitindo que eu aprendesse com as perguntas que eles fizeram.

Prince Azsembergh
Mestrando em Engenharia Mecânica

O professor é muito qualificado, tem experiência na área, e por isso traz vários exemplos reais e muito diversos. Tem ótima didática.

Pietro Silva
Engenheiro de Processos na Helibras (Airbus Helicopters)

Gostaria de agradecer ao Professor Rodrigo Sorbilli pelo vasto conhecimento compartilhado no curso de Aerodinâmica Aplicada oferecido no Portal Engenharia Aeronáutica. O curso é realmente completo, as dúvidas são rapidamente sanadas e o material disponibilizado é excelente. O curso está contribuindo muito nos meus estudos em aerodinâmica.

Luisa Jorge Souza
Engenheira de Desenvolvimento de Produto na Embraer | Aerodinâmica e CFD | Mestre em Engenharia Aeronáutica pelo ITA

Aerodinâmica sempre foi minha paixão dentro da engenharia. O fato de ter me formado em engenharia mecânica me fez correr muito atrás sozinha nos estudos para entender mais sobre engenharia aeronáutica. Por isso, até hoje busco maneiras de me aprofundar mais e mais no assunto. Um passo fundamental nessa jornada foi a realização do curso de Aerodinâmica Aplicada, do Rodrigo Sorbilli. Além de reforçar meus conhecimentos, o curso possibilitou que eu entendesse a aerodinâmica a fundo, principalmente a física por trás de tudo, que é o que verdadeiramente mais me fascina. Além deste, realizei também o curso de Modelagem e Simulação de Aeronaves, do Bruno Javiel de Carvalho. Tenho percebido que para ser uma profissional completa no ramo da engenharia aeronáutica, preciso aprender um pouco de tudo, e esse curso foi essencial para que entendesse um pouco mais sobre mecânica de voo. Agora, é hora de iniciar o curso que estou mais ansiosa para fazer: CFD para Aerodinâmica, do Gustavo Halila, Ph.D.. Tenho certeza que será tão incrível quanto os outros e espero aprender muito novamente. A sede de conhecimento aqui é muito grande, e, por isso, só tenho a agradecer e parabenizar esses profissionais por todo o conteúdo dos cursos. Sei que ainda estou no início de minha carreira e tenho muito a aprender pela frente, e, com certeza, estou muito animada pra isso! ✈️

Jéssica Caroline Barreto
Flight Operations Engineer at Azul Linhas Aéreas Brasileiras

Concluo, hoje, com muita alegria, o curso de Aerodinâmica Aplicada. Gostaria de agradecer, imensamente, ao Professor Rodrigo Sorbilli por compartilhar conosco seu conhecimento e sua experiência. Recomendo este curso a todos que possuam interesse pelo tema.

Fabio Weber
Product Development Engineer at Embraer

Terminei agora o curso e gostaria de dar os parabéns pelo trabalho. Acho que você conseguiu equilibrar bem a abrangência do conteúdo com detalhamento adequado e exemplos práticos. O aprendizado adquirido também atendeu às minhas expectativas.

CONTEÚDO DO CURSO

1.1 - Coeficientes
1.2 - Eixos, Ângulos, Forças, Momentos, Velocidades angulares e Deflexões
1.2.1 - Eixo do Semi-empírico
1.2.2 - Eixo do OpenVSP
1.2.3 - Eixo do XFLR5
1.3 - Conceito de Estabilidade latero-direcional
1.3.1 - Estabilidade Estática
1.3.2 - Estabilidade Dinâmica
1.3.3 - Mono-motor
1.3.4 - VMC
1.3.5 - Parafuso
1.4 - Forças e momentos relevantes
1.4.1 - Sumários de Efeitos relevantes
1.4.2 - Momento na dobradiça (hinge moment)

2.1 - Asa
2.1.1 - Características desejadas
2.1.2 - Diedro
2.1.3 - Asa-fuselagem e posição vertical da asa
2.1.4 - Enflechamento
2.1.5 - Alongamento
2.1.6 - Afilamento
2.1.7 - Torção
2.1.8 - Flapes
2.1.9 - Efeito Mach
2.2 - Fuselagem
2.2.1 - Características
2.2.2 - Força lateral (CY)
2.2.3 - Momento de Guinada (CN)
2.2.4 - Momento de Rolagem (CR)
2.3 - Empenagem Vertical
2.3.1 - Características desejadas
2.3.2 - Volume de cauda
2.3.3 - Configuração
2.3.4 - Forma em planta
2.3.5 - Dorsal fin
2.3.6 - Efeito da Asa e Fuselagem
2.3.7 - Efeito da Empenagem Horizontal
2.3.8 - Parafuso
2.3.9 - Efeito Mach
2.4 - Leme
2.4.1 - Características desejadas
2.4.2 - Forma em planta e tamanho
2.4.3 - Superfícies de controle
2.4.4 - Momento na dobradiça (Hinge moment)
2.4.5 - Tipos de Leme
2.4.6 - Efeito Mach
2.5 - Aileron
2.5.1 - Características desejadas
2.5.2 - Forma em planta e tamanho
2.5.3 - Aerodinâmica do aileron
2.5.4 - Guinada adversa
2.5.5 - Aileron total
2.5.6 - Inversão de aileron
2.5.7 - Dinâmica: Ângulo de ataque local
2.5.8 - Efeito Mach
2.6 - Spoilers
2.6.1 - Motivação e funcionalidades
2.6.2 - Forma em planta e tamanho
2.6.3 - Momento de Rolagem (CR)
2.6.4 - Momento de Guinada (CN)
2.6.5 - Força Lateral (CY)
2.6.6 - Arrasto (CD)
2.6.7 - Sidewash
2.6.8 - Complexidade
2.7 - Empenagem Horizontal

3.1 - Visão geral dos Métodos numéricos
3.2 - Linha sustentadora
3.3 - Vortex Lattice
3.4 - Quasi-3D
3.5 - Método dos painéis
3.6 - XFLR5
3.7 - OpenVSP
3.8 - Métodos semi-empíricos
3.9 - Túneis de vento

4.1 - História
4.1.1 - CRM para o Drag Prediction Workshop (DPW)
4.1.2 - Túneis de vento
4.1.3 - CRM High-lift (NASA e JAXA)
4.1.4 - CRM para gelo
4.2 - Geometria
4.2.1 - CRM DPW
4.2.2 - CRM High-lift (JAXA)
4.2.3 - Empenagem Vertical
4.3 - O CRM-PEA
4.3.1 - Aileron e Flape
4.3.2 - Empenagem Vertical
4.3.3 - Leme
4.3.4 - Três vistas
4.4 - Dados geométricos para os cálculos
4.4.1 - Perfis de asa e empenagens
4.4.2 - Seções da fuselagem
4.4.3 - Métodos semi-empíricos
4.5 - CRM no XFLR5
4.5.1 - Instalação do software
4.5.2 - Asa
4.5.3 - Fuselagem
4.5.4 - Empenagem Vertical
4.5.5- Empenagem Horizontal
4.5.6 - Superfícies de Controle
4.6 - CRM no OpenVSP
4.6.1 - Instalação do software
4.6.2 - Asa
4.6.3 - Fuselagem
4.6.4 - Empenagem Vertical
4.6.5 - Empenagem Horizontal

5.1 - Matriz de Ensaios
5.2 - XFLR5
5.2.1 - Configurações, rodadas e exportação dos resultados
5.2.2 - Tempo de rodada
5.2.3 - Pós-processamento
5.2.4 - Convergência de malha
5.2.5 - Análise de resultados
5.3 - OpenVSP
5.3.1 - Configurações, rodadas e exportação dos resultados
5.3.2 - Tempo de rodada
5.3.3 - Pós-processamento
5.3.4 - Convergência de malha
5.3.5 - Análise de resultados
5.4 - XFLR5 x OpenVSP

6.1 - O método semi-empírico
6.2 - Dados de entrada
6.2.1 - Geometria
6.2.2 - Condições de Cálculo
6.3 - Planilha de cálculo
6.4 - CYbeta
6.4.1 - CYbeta W (Asa)
6.4.2 - CYbeta b (Fuselagem)
6.4.3 - CYbeta V (Empenagem Vertical)
6.4.4 - CYbeta WBVH (Aeronave Completa)
6.5 - CRbeta
6.5.1 - CRbeta WB (Asa-Fuselagem)
6.5.2 - CRbeta H (Empenagem Horizontal)
6.5.3 - CRbeta V (Empenagem Vertical)
6.5.4 - CRbeta WBVH (Aeronave Completa)
6.6 - CNbeta
6.6.1 - CNbeta W (Asa)
6.6.2 - CNbeta b (Fuselagem)
6.6.3 - CNbeta V (Empenagem Vertical)
6.6.4 - CNbeta WBVH (Aeronave Completa)
6.7 - Derivadas dinâmicas
6.7.1 - p
6.7.2 - r
6.8 - Aileron
6.8.1 - CRaileron
6.8.2 - CNaileron
6.9 - Leme
6.9.1 - CYleme
6.9.2 - CNleme
6.9.3 - CRleme

7.1 - CYbeta
7.1.1 - CYbeta W
7.1.2 - CYbeta B
7.1.3 - CYbeta WB
7.1.4 - CYbeta V
7.1.5 - CYbeta WVH
7.1.6 - CYbeta WBVH
7.2 - CRbeta (Crbeta)
7.2.1 - CRbeta W
7.2.2 - CRbeta WB
7.2.3 - dCRbeta B
7.2.4 - CRbeta H
7.2.5 - CRbeta V
7.2.6 - CRbeta WVH
7.2.7 - CRbeta WBVH
7.3 - CNbeta
7.3.1 - CNbeta W
7.3.2 - CNbeta B
7.3.3 - CNbeta V
7.3.4 - CNbeta WVH
7.3.5 - CNbeta WBVH
7.4 - Derivada Dinâmica em p
7.4.1 - CRp V
7.4.2 - CRp WBVH
7.4.3 - CYp V
7.4.4 - CYp WBVH
7.4.5 - CNp V
7.4.6 - CNp WBVH
7.5 - Derivada Dinâmica em r
7.5.1 - CYr V
7.5.2 - CYr WBVH
7.5.3 - CNr V
7.5.4 - CNr WBVH
7.5.5 - CRr V
7.5.6 - CRr WBVH
7.6 - Aileron
7.6.1 - CR Aileron
7.6.2 - CN Aileron
7.7 - Leme
7.7.1 - CY Leme
7.7.2 - CN Leme
7.7.3 - CR Leme
7.8 - Sumário

8.1 - O que é o banco de dados aerodinâmicos
8.1.1 - A composição por partes dos coeficientes
8.1.2 - Como funciona a simulação de Mecânica de voo
8.1.3 - Modelo aerodinâmico Linear x Não Linear
8.1.4 - Banco de Dados Longitudinal do CRM-PEA
8.1.5 - Expansão para 6DOF.
8.1.6 - Provisão para implementações futuras
8.2 - Revisão de Eixos
8.2.1 - Os eixos do Vento, Estabilidade e do Corpo
8.2.2 - Transformando de um eixo para o outro
8.2.3 - Convenção de sinais
8.3 - Familiarização com o MatLab
8.3.1 - O Banco de Dados e a máscara de interface
8.3.2 - Entradas e saídas
8.3.3 - Bus creator, Bus selector, Mux e Demux
8.3.4 - n-D Lookup Table e as variáveis
8.3.5 - Organizando as variáveis em estrutura no MatLab
8.3.6 - Inicializando as matrizes de dados no MatLab
8.3.7 - Inicializando Geometria e Aerodinâmica
8.4 - A estrutura do Banco de Dados Latero-Direcional
8.4.1 - Visão geral da estrutura
8.4.2 - Dinâmicas
8.4.3 - WB
8.4.4 - Braços VT
8.4.5 - Ângulos locais
8.4.6 - VT e Leme
8.4.7 - Aileron
8.4.8 - Totais: Forças e Momentos
8.4.9 - Transposição para C.G.
8.4.10 - Eixo do corpo
8.4.11 - Forças e Momentos
8.5 - Validação do Banco de Dados no MatLab
8.5.1 - Simulação para verificação
8.5.2 – Saída do MatLab x Dados de entrada
8.6 - O uso do Banco de Dados no Modelo de Simulação 6DOF
8.7 - Considerações finais

Perguntas Frequentes!

Duração do Curso?

O Curso tem duração de 1 ANO após aprovação da compra.

Carga Horária?

A carga horária total é de 38h.

Possui material didático?

Sim. O instrutor disponibiliza material didático para um melhor rendimento do aluno nos estudos.

Vou ter assistência do instrutor?

Sim. Durante todo o curso você terá um acompanhamento pessoal do instrutor.

Resumo do Curso

Aprenda a aerodinâmica com 6 graus de liberdade! A Aerodinâmica Latero-Direcional é muitas vezes desprezada apesar de ser tão importante quanto a Aerodinâmica Longitudinal e um grande diferencial para quem consegue dominar este tópico. O curso Completo de Aerodinâmica Latero-Direcional abrange dos fundamentos básicos da Aerodinâmica Latero-Direcional, sempre conectando a necessidade do entendimento à Mecânica de voo e Desempenho da aeronave. A fundamentação é dada juntamente com experimentos numéricos utilizando o método de Vortex Lattice através do uso XFLR5 e o método de painéis através do uso do OpenVSP, sempre comparando os resultados com métodos semi-empíricos e resultados de túnel de vento. Para o estudo das técnicas que são aplicadas na indústria aeronáutica para o projeto dos aviões modernos a aeronave CRM-PEA é utilizada, sendo totalmente modelada ao longo do curso por métodos semi-empíricos, Vortex Lattice (XFLR5) e Método dos Painéis (OpenVSP). Além de entender a fundo a Aerodinâmica Latero-Direcional, você vai terminar este curso sabendo aplicar o método semi-empírico e utilizar o XFLR5 e OpenVSP de maneira adequada. As três metodologias são comparados em detalhes, revelando os pontos fortes e fracos de cada uma e trazendo o entendimento de quais resultados são confiáveis e quais não são. Os resultados aerodinâmicos são implementados passo a passo em um modelo de simulação de 6 graus de liberdade no MatLab Simulink no qual é possível realizar simulações de voo de alta fidelidade.

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