O Curso Completo de CFD para Aerodinâmica - Uma Abordagem Envolvendo Teoria e Prática reúne o que há de melhor em teoria aerodinâmica computacional e prática de CFD. Gustavo Halila, especialista em CFD e um dos principais engenheiros da indústria aeronáutica brasileira combinou um forte embasamento teórico com uma relevante carga de casos práticos de CFD, fazendo desse curso, certamente, único no Brasil e indispensável o seu currículo. Com ele, você estará preparado para realizar simulações de CFD realistas e aplicadas a situações típicas da Indústria Aeronáutica. São mais de 17 horas de conteúdo inédito e exclusivo, mais de 50 tópicos abordando o que existe de mais atual nas análises fundamentais. Você investe em conhecimento e ainda ganha a experiência prática do dia a dia de um engenheiro renomado! ⚠️ ATENÇÃO 📢 Estudantes, Engenheiros e Entusiastas que desejam atingir resultados de Alta Fidelidade trabalhando com CFD da maneira correta, esse material é o reflexo da competência da indústria aeronáutica e o Melhor Curso que vocês vão encontrar!
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Nesse Curso você vai usar a ferramenta de simulação de fluidos mais recomendada pela indústria automobilística, aeronáutica e espacial, o CFD++ da ATS. Com essa ferramenta você pode resolver de forma eficiente os escoamentos compressíveis (em todos os números de Mach) e escoamentos incompressíveis, permitindo um tratamento de geometrias complexas muito fácil graças à sua unificação de malhas estruturadas, não estruturadas, sobrepostas, não alinhadas e multi-blocos. Solicite a licença assim que adquirir o curso pela plataforma do Hotmart!
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CLIQUE AQUI E ASSISTA O CURSO GRATUITOGustavo Halila é Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pelo Institut National des Sciences Appliquées de Lyon (INSA de Lyon, França, em duplo diploma), tendo obtido os títulos de mestre em Mecânica dos Fluidos pelo INSA de Lyon e em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). É doutor em engenharia aeroespacial pela University of Michigan, EUA, tendo realizado pesquisas em CFD, modelagem da turbulência e da transição e otimização aerodinâmica. Após a conclusão do doutorado, trabalhou como cientista visitante junto ao centro de pesquisas Ames, da NASA. É engenheiro de desenvolvimento de produto na EMBRAER, com foco nas áreas de aerodinâmica e CFD. Também atua como pesquisador de pós-doutorado, na área de CFD, junto ao Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).
VÍDEO APRESENTAÇÃO DO INSTRUTORAcredito que este curso será de grande valor para mim, uma vez que sou da área de cargas. Conhecendo como o carregamento aerodinâmico é modelado, acredito que posso ter mais precisão nas análises de cargas.
"Tive o prazer de trabalhar com Gustavo Halila há alguns anos. Desde o começo ele sempre demonstrou grande interesse e disposição para aprender e se aprimorar na área de CFD. Várias vezes ele explicou com muito entusiasmo os detalhes envolvendo a física e matemática por trás das simulações que fazíamos no dia a dia. Vi a ementa do curso e identifiquei muito daquilo que é essencial para o engenheiro de Aerodinâmica que usa CFD como ferramenta no dia a dia. A ementa desse curso deixa claro que antes de apertar botões, é necessário ao engenheiro de CFD saber bem a física por trás do problema, bem como a matemática usada pela ferramenta, para melhor entender e interpretar os resultados de forma crítica, a fim de realizar uma análise com excelência."
"As ferramentas de CFD são essenciais para o a indústria aeronáutica. Entretanto, os cursos na área, ou são muito acadêmicos, ou então, muito destinados à operação do software. Tenho certeza que experiência do Gustavo, tanto acadêmica como na indústria, proporcionará um curso que integrará ambos enfoques!"
1.1. Modelagem de sistemas físicos
1.2. Ferramentas de projeto aerodinâmico
1.3. O que é CFD?
1.4. Acurácia e precisão
1.5. Validação versus verificação
1.6. Capacidade computacional – evolução
1.7. A evolução da aerodinâmica computacional
1.8. Recursos computacionais
1.9. Etapas para simulações de aerodinâmica computacional
2.1. Conceitos de matemática – gradiente, divergente e rotacional
2.2. Conceitos fundamentais – regimes de escoamento e a hipótese do contínuo
2.3. Escoamentos laminares e turbulentos
2.4. Natureza dos escoamentos aerodinâmicos
2.5. Camada limite
2.6. Equações fundamentais em aerodinâmica. Equações de Navier-Stokes
2.7. Adimensionalização das equações fundamentais em aerodinâmica
2.8. Hipóteses simplificadoras e metodologias para simulação aerodinâmica
2.9. Definição dos coeficientes aerodinâmicos
2.10. Equações de camada limite
2.11. Rotacionalidade em mecânica dos fluidos
2.12. Escoamentos potenciais
2.13. Equação de Bernoulli
3.1. Transição para turbulência
3.2. Escoamentos turbulentos
3.3. Cascata turbulenta
3.4. Distância e velocidade adimensionais: y+ e u+
3.5. Camada limite turbulenta
3.6. Modelagem da turbulência – RANS, LES e DNS
3.7. Decomposição de Reynolds e modelos RANS
3.8. Modelo de Spalart-Allmaras (SA)
3.9. Modelo k-epsilon
3.10. Modelo k-omega
3.11. Modelo shear stress transport (SST)
3.12. Modelo Langtry-Menter (LM)
3.13. Modelo amplification factor transport (AFT)
3.14. Limitações dos modelos RANS
4.1. Métodos de discretização – diferenças finitas, volumes finitos, elementos finitos
4.2. Diferenças finitas
4.3. Volumes finitos
4.4. Métodos explícitos e implícitos
4.5. Iteração em pseudo-tempo
4.6. Número de CLF (Courant–Friedrichs–Lewy)
4.7. Método multigrid
4.8. Limitadores
4.9. Simplificação da geometria
4.10. Malha computacional
4.11. Condições de contorno e iniciais
4.12. Evolução de resíduos numéricos e converência
4.13. Convergência de coeficientes de força
4.14. Pós-processamento
5.1. Introdução ao CFD++
5.2. Caso teste 1 – aerofólio RAE 2822 em regime transônico
5.3. Caso teste 2 – asa Onera M6 em regime transônico
5.4. Caso teste 3 – aerofólio NLF(1)-0416 em regime subsônico, transicional e turbulento
5.5. Caso teste 4 – aerofólio NACA 0012 em regime subsônico com CL driver
5.6. Caso teste 5 – escoamento não estacionário ao redor de um cilindro
5.7. Caso teste 6 – entrada de ar de motor a jato
5.8. Caso teste 7 – escoamento de propeller com teoria do elemento de pá.
5.9. Caso teste 8 – CRM Portal em regime transônico (configuração asa – fuselagem –
empenagem vertical).
5.1. Caso teste bônus: configuração típica da competição Aerodesign
O Curso tem duração de 1 ANO após aprovação da compra.
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Sim. O instrutor disponibiliza material didático para um melhor rendimento do aluno nos estudos.
Sim. Durante todo o curso você terá um acompanhamento pessoal do instrutor.
Uma lista com tudo que você precisa saber para decolar na área de Aerodinâmica Computacional, escrito por quem entende do assunto: Gustavo Halila, engenheiro especialista em CFD e um dos profissionais mais reconhecidos da indústria aeronáutica!
Download das Dicas de OuroNo Curso Completo de CFD – Curso Completo de CFD - Uma Abordagem Envolvendo Teoria e Prática, você encontra informações necessárias para solidificar seu conhecimento teórico em aerodinâmica computacional e, mais especialmente, em dinâmica dos fluidos computacional (CFD). O background teórico desenvolvido nos módulos iniciais é, então, usado para ilustrar a aplicação prática de CFD com uma série de exemplos, de aerofólios a configurações completas. O software CFD++, amplamente usado na indústria aeronáutica, é utilizado para as aulas práticas.
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