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Quem viaja de avião provavelmente já teve contato com o avião mais popular do planeta: o Boeing 737. Esse modelo começou a ser desenvolvido nos anos 60 e ocupa uma grande parte de toda a frota mundial. É um dos modelos mais utilizados pelas companhias aéreas, tanto em voos de curta distância como em rotas transatlânticas.
No início, o 737 era chamado de avião “quadrado”, por ser tão longo quanto largo. Como a Boeing era famosa por seus grandes aviões, o modelo recebeu o apelido de “Baby Boeing”, sendo o primeiro modelo, o 737-100, o primeiro avião a operar em curtas distâncias com a capacidade para 100 usuários.
A empresa faz a montagem do modelo nos Estados Unidos, em Renton, no estado de Washington, e já produziu mais de 10 mil unidades —mensalmente são entregues 52 unidades e esse número deve ser ampliado para 57 neste ano.
Quer conhecer um pouco sobre o processo de fabricação dessa aeronave? Acompanhe!
Dentre os principais destaques que fazem do Boeing 737 o preferido — tanto pelas companhias aéreas quanto pelos seus usuários — estão o espaço entre as poltronas, os toaletes mais confortáveis e mais modernos, assim como a área de bagagem maior, que permite uma acomodação perfeita de malas sem muitas dificuldades.
Os novos modelos, representados pela família 737 MAX, apresentam especificações que procuram melhorar o desempenho da aeronave e proporcionar uma substancial economia de custos para seus clientes. Dentre estas especificações, destaca-se o design estrutural mais eficiente, o menor empuxo e ruído dos motores, a redução considerável do consumo de combustível e a emissão de gases 50% abaixo do nível exigido pela Organização Internacional de Aviação Civil.
Além disso, os potentes motores Boeing 737-9 MAX CFM LEAP-1B possuem a nacele diferenciada em sua parte traseira, contendo divisórias, que proporcionam um fluxo de ar suave e laminar sobre os mesmos, reduzindo o consumo de combustível em até 14 %, quando comparados aos modelos Next Generation(modelos estes anteriores a versão MAX) . A posição dos motores mais para frente das asas diminui a vibração destas e o nível de ruído no interior da aeronave.
Por esse e outros motivos, a Boeing já recebeu mais de 4.700 pedidos da nova geração 737 MAX, sendo considerada a aeronave mais vendida, em pouco intervalo de tempo, em toda a história.
Para fazer a montagem das mais de 600 mil peças do avião, a fábrica da Boeing disponibiliza de mais de 10 mil funcionários se revezando dia e noite, durante os sete dias da semana, apenas na fabricação dos modelos 737. A empresa conta com mais de 150 mil colaboradores nos Estados Unidos e em outros 65 países.
A primeira etapa corresponde à montagem da fuselagem, estrutura que é feita pela empresa Spirit AeroSystems, em Wichita, no estado do Kansas. A fuselagem é transportada via trem por mais de 2.300 quilômetros até chegar em Renton.
Já na fábrica da Boeing, a fuselagem recebe a instalação do isolamento, cabos e tubulações. Em seguida, são acopladas as empenagens (lemes e estabilizadores horizontais e verticais) e fixadas as asas, que são fabricadas no mesmo local da montagem, para o caso específico do Boeing 737.
Ao mesmo tempo, são concluídas as instalações elétricas e eletrônicas, permitindo a realização dos primeiros testes.
O design é muito importante para as companhias aéreas que exigem sempre inovações. Nesse quesito, a Boeing procura inovar desde sua criação para poder satisfazer os desejos e necessidades de seus clientes.
O modelo apresenta as tradicionais fileiras de seis assentos com um corredor para a classe econômica e recebe as configurações adaptadas ao cliente para a classe executiva, com assentos que reclinam-se totalmente transformando-se em verdadeiras camas. As modificações que são apresentadas incluem mais espaço para os passageiros e para as bagagens de mão, toilettes mais espaçosos e com espaço maior nos lavatórios e reclinação maior na última fileira da classe econômica.
Os novos modelos da linha 737 MAX contam com o novo Boeing Sky Interior, design que se destaca pelas modernas paredes laterais esculpidas e janelas reveladas, contando com iluminação em LED que se modifica conforme o período do voo aumentando a sensação de conforto e espaço. Os painéis de controle dos comissários são todos com touchscreen, o corredor tem luzes personalizadas adicionais, com opcionais como monitores na parte superior (teto), para os passageiros.
A ideia de uma janela panorâmica “Skyview Panoramic Window” também está sendo desenvolvida para os novos modelos do jato. Esta terá um tamanho de 1,40 m de comprimento por 0,5 m de altura, o que corresponde à combinação de 3 janelas convencionais, sendo a maior a ser utilizada em aviões de passageiros. Poderá ser instalada em qualquer lugar da fuselagem que esteja atrás das asas.
Como todo avião, o modelo passa por diversos e exigentes testes que garantem a segurança e o bom desempenho durante sua utilização.
Como já citado, o primeiro acontece logo após a instalação das empenagens e das asas, quando a eletricidade é ligada e exaustivos testes são realizados. Também, após cada etapa da montagem, o avião é inspecionado por engenheiros responsáveis.
Após a instalação dos motores, que corresponde a uma das últimas etapas de montagem, os controles de voo passam por uma série de avaliações que comprovam a eficiência e seu perfeito funcionamento.
Depois de pronto, o avião deixa o hangar e realiza testes de motores e sistemas durante uma semana. São, então, realizados voos com os pilotos e técnicos da empresa que realizam manobras, avaliam sistemas e componentes, ligam e desligam motores, entre outras ações de prova.
Por fim, o avião passa por testes com o cliente, que participa de voos para a análise das especificações solicitadas na hora da compra, sendo que se algum item não estiver de acordo, ajustes são realizados e novas verificações são feitas até a plena concordância do cliente.
Os aviões são construídos de acordo com as especificações dos clientes. que, na maioria das vezes, são muito exigentes quanto a isso — e não deveria ser diferente pelo valor do investimento e a valorização do produto em questão.
Desde o design interior e exterior, a entrega somente é feita após várias verificações de papeladas e documentação, conferência de dispositivos solicitados quanto aos sistemas a serem utilizados, assim como algumas especificações técnicas que a empresa desenvolve de acordo com a utilização de suas aeronaves.
Algumas dessas especificações referem-se ao tamanho de pistas em que o avião vai atuar, os tipos de pneus e freios a serem utilizados. Grande parte dessas especificações procuram aumentar a performance do voo e a diminuição de peso da aeronave como um todo. O consumo de combustível também é fator primordial para as companhias aéreas.
Após passar por todas as avaliações do cliente, as aeronaves são encaminhadas para Seattle, onde fica o centro de entregas da Boeing. Nesse centro são entregues apenas os modelos 737, sendo que os demais são entregues aos clientes nas próprias fábricas.
O fato de ter um local específico para entrega das aeronaves mostra o quanto o Boeing 737 é requisitado pelas companhias aéreas.
É importante ressaltar que as estruturas dos aviões passaram por várias evoluções ao longo dos anos e permitiram o desenvolvimento de tecnologias que hoje fazem parte do cotidiano de estudos da Engenharia Aeronáutica, que conseguem tornar o Boeing 737 e a aviação em geral como o meio de transporte mais seguro nos dias de hoje.