Baixo
O retorno à base do bombardeiro Boeing B-17 Flying Fortress “All American III” resultou em uma das fotos mais famosas da Segunda Guerra Mundial. A missão ocorreu em fevereiro de 1943, quando o esquadrão saiu de uma base na Argélia para atacar alvos alemães na Tunísia.
Após descarregarem as bombas, os bombardeiros foram atacados por caças alemães, sendo que um desses caças, após ser atingido, colidiu com a traseira do “All American”. Algumas partes do caça inclusive ficaram presas à fuselagem do bombardeiro, que perdeu o estabilizador esquerdo, entre outros componentes.
O Boeing B-17 Flying Fortress “All American” foi escoltado pelas demais aeronaves do esquadrão e assim retornou com segurança à base. Nenhum dos 10 membros de sua tripulação foi ferido durante a missão. O mesmo foi reparado e continuou operando até março de 1945, quando foi desmanchado.
Aviões bem projetados possuem estruturas e sistemas bastante redundantes. Apesar do ocorrido com o “All American” soar como um milagre, ele é uma demonstração mais extrema da chamada resistência residual da estrutura, no caso sujeita a danos acidentais e balísticos.
O que acha de conhecer mais lendo um artigo?
O Portal tem diversos conteúdos para te ajudar a se qualificar para o mercado de trabalho. Dê uma lida nesses artigos, depois conta pra gente o que achou!
A400M: Aeronaves no Combate ao Covid-19
Gelo e degradação aerodinâmica
Quer conhecer mais sobre o Portal Engenharia Aeronáutica?
▶ INSCREVA-SE no nosso canal do Youtube! Vem com a gente e embarque no mundo da aviação!
Siga a gente nas redes sociais!
▶ Instagram: @engenhariaaeronautica
Se transforme em um profissional disputado pelas principais empresas do mercado aeronáutico! A nova maneira de aprender engenharia e aplicar de fato os conhecimentos no mercado de trabalho! Te ajudaremos a avançar e se tornar especialista na área que sempre sonhou trabalhar.