Baixo
Que bela pergunta para começar esse artigo: fantasmas existem? Apertem os cintos e preparem-se para mais uma história que vai enriquecer a sua cultura aeronáutica. Respondendo à pergunta: fantasmas existem sim, pelo menos no logo da Koenigsegg, como forma de homenagear o famoso esquadrão sueco.
Quando se trata de supercarros modernos, os indiscutíveis líderes do momento são, sem dúvida, os da Koenigsegg. A empresa de Christian von Koenigsegg lançou o épico CC850, um supercarro com mais de 1.000 cavalos de potência que apresenta uma transmissão manual, algo que tirou o fôlego de todos que amam carros velozes. Um supercarro com tanta potência e uma embreagem totalmente funcional é algo que muitos de nós talvez não esperássemos ver, especialmente neste mundo de veículos elétricos e híbridos.
Algo que os fãs da marca notaram é que há um pequeno logotipo no CC850. Na verdade, é um logotipo que aparece em todos os Koenigsegg, e esse é o logotipo de um fantasma. Especificamente, este é o logotipo do Ghost Squadron – Esquadrão Fantasma, algo que tem suas raízes na Força Aérea Sueca. Embora seja algo que simplesmente aceitamos como um recurso nos supercarros, é fácil esquecer as origens do motivo pelo qual esse logotipo está nos carros. Bem, vamos contar a você agora, para que finalmente saiba por que os Koenigseggs carregam o logotipo do Ghost Squadron – Esquadrão Fantasma.
O próprio Ghost Squadron – Esquadrão Fantasma era um esquadrão da Força Aérea Sueca, também conhecido como Esquadrão Johan Rod. O esquadrão operava o Saab AJS37 Viggen, um dos melhores caças da Guerra Fria já feitos, e o esquadrão também usava uma frase em inglês “the show must go on” (o show deve continuar). O esquadrão era oficialmente conhecido como F10 e voava com o Viggen por muitos anos na base aérea de Ängelholm, na Suécia. O esquadrão foi oficialmente desativado em 2002, e, para marcar a ocasião, um dos Viggens foi pintado com uma deslumbrante pintura vermelha com a frase e o logotipo do fantasma.
O Viggen em si era uma aeronave incrível. Apresentando um design de asa delta e canards na frente, o Viggen serviu na Força Aérea Sueca de 1971 até 2007, sendo finalmente substituído pelo novo Saab JAS 39 Gripen. O Viggen é famoso por ser a única aeronave no mundo a obter um bloqueio de radar confirmado no temível SR-71 Blackbird, quando os Blackbirds voavam em uma rota que os levava ao território do Viggen.
A razão pela qual os Koenigseggs carregam o logotipo do Ghost Squadron – Esquadrão Fantasma é na verdade bastante simples. A empresa originalmente estava sediada em Olofström, mas em 1998 precisou de instalações de produção maiores e, assim, mudou-se para uma fazenda nos arredores de Ängelholm. Em fevereiro de 2003, no entanto, uma das instalações de produção pegou fogo e foi gravemente danificada, então a Koenigsegg adquiriu um campo de aviação abandonado para usar como novo prédio da fábrica. Eles se mudaram para um dos dois grandes hangares de jatos de combate, bem como para um prédio de escritórios que foi convertido em uma fábrica de carros. Essa localização fica perto do ainda ativo aeroporto de Ängelholm.
Essa base aérea para a qual a empresa se mudou era a antiga casa do F10, o Ghost Squadron – Esquadrão Fantasma Sueco. Como uma espécie de homenagem ao esquadrão, a Koenigsegg decidiu adicionar o icônico símbolo do fantasma aos carros que saíram da fábrica, e isso significa que a Koenigsegg está ajudando a manter o show em andamento para o esquadrão, assim como o lema da unidade de combate. É uma homenagem emocionante a uma das unidades militares mais conhecidas da Suécia, e é certamente um pequeno “easter egg” (segredo escondido) nos Koenigseggs que muitas pessoas provavelmente não conhecem. Fora da Suécia, no entanto, isso é de se esperar.
Claro, o próprio logotipo do fantasma ajudou a tornar o F10 um esquadrão icônico. Mas alguns anos atrás, em uma entrevista no YouTube, Christian von Koenigsegg afirmou que o esquadrão era o mais antigo esquadrão de aeronaves da Suécia até ser desativado. O esquadrão decolava em suas missões ao entardecer e pousava após o anoitecer nos primeiros dias, e foi então que eles ficaram conhecidos como Ghost Squadron – Esquadrão Fantasma, já que os residentes próximos só ouviam as aeronaves e não as viam. Bem, a Koenigsegg garantiu que o show continuará, e os fantasmas continuarão existindo.
Cada Koenigsegg produzido naquela fábrica de aeronaves carregará o logotipo do Ghost Squadron – Esquadrão Fantasma. É ótimo ver essa tradição persistir, à medida que a empresa continua a empurrar os limites do que é possível com a tecnologia de supercarros, como o CC 850 demonstrou. Este está destinado a se tornar um dos supercarros mais notáveis dos tempos modernos, com sua transmissão épica. Seguindo os passos do Regera, do Jesko e do Jesko Absolut, todos esses carros são dignos do logotipo do Ghost Squadron – Esquadrão Fantasma e garantem que o show da Koenigsegg continue impressionando e encantando a todos. E os fantasmas continuem assustando vocês!
Fontes: Koenigsegg, IPMS Stockholm
Agora que você já leu sobre os maiores projetistas de aeronaves, o Portal tem diversos conteúdos para te ajudar a se qualificar para o mercado de trabalho. O que você está esperando?! Acesse agora e embarque com a gente nessa jornada do conhecimento:
▶ INSCREVA-SE no nosso canal do Youtube! Vem com a gente e embarque no mundo da aviação!
Siga a gente nas redes sociais!
▶ Instagram: @engenhariaaeronautica
▶ Portal On Air: o Podcast do Portal Engenharia Aeronáutica
Se transforme em um profissional disputado pelas principais empresas do mercado aeronáutico! A nova maneira de aprender engenharia e aplicar de fato os conhecimentos no mercado de trabalho! O Portal é formado por profissionais com vasta experiência no Mercado de Trabalho e com uma missão única: transmitir todo o conhecimento adquirido na indústria diretamente para o dia-a-dia do aluno! Todos os professores atuam em grandes empresas da aviação. Todo o conceito teórico é acompanhado de exemplos práticos que acontecem no dia-a-dia dos engenheiros. São mais de 15 especialistas prontos para trazer a experiência de anos na indústria aeronáutica para você.
O aluno de engenharia quer ter sucesso na indústria. Mas o que acontece quando existe uma distância infinita do que se ensina na faculdade para o que realmente é exigido no Mercado de Trabalho? O Portal é o caminho que vai te transformar em um engenheiro disputado pelas principais empresas do setor aeronáutico.