Nível de dificuldade

Baixo

Curiosidades

Mercado de aviação no Brasil: o que esperar para os próximos anos?

em 30 de setembro de 2019

Mercado de aviação no Brasil: o que esperar para os próximos anos?

Ano após ano, o mercado de aviação no Brasil vem se tornando cada vez mais sólido e promissor. Afinal, o número de pessoas que têm acesso a este tipo de transporte só aumenta. Mas será que o país estará preparado para oferecer um serviço de deslocamento rápido, eficiente e seguro?

Neste artigo, apresento ao leitor um panorama com relação ao atual cenário do mercado de aviação no Brasil. São pontos interessantes que mostram quais as oportunidades de trabalho podem aparecer, principalmente para o Engenheiro Aeronáutico. Boa leitura!

mercado de aviação

Índice de concentração de mercado na aviação brasileira

O índice de concentração de mercado na aviação brasileira é uma medida estatística importante para aferir qual a estrutura deste mercado em um determinado período de interesse. Esse índice é muito utilizado para autorizar fusões, aquisições e entrada de novas empresas no setor aéreo.

De acordo com informações da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR), o mercado de aviação encontra-se em equilíbrio, com índice HHI (Herfindahl-Hirschman) equivalente a 2,999. Esse valor praticamente coincide com o valor da mediana mundial, que é de 2,500.

Comparando o resultado ao de outros países, verifica-se que o mercado brasileiro está na frente, em termos de competitividade, de nações como França, Itália, Austrália, Japão e Canadá. Ou seja, nesses países, há uma menor quantidade de grupos dominantes no setor de aviação do que no nosso país.

O crescimento da área em 2018

Os números observados nos dois primeiros meses de 2018, quando comparados ao do ano anterior (2017), teve um crescimento de 3,18% na demanda para voos domésticos e 21,72% para voos com escalas internacionais, segundo levantamento do Portal da Aviação.

Esse crescimento da área é sinal de que o país precisa se preparar para oferecer serviços cada vez mais rápidos, eficientes e seguros. Assim, há maior necessidade de investimentos em tecnologia e em profissionais capacitados a fim de atender a tal demanda.

Necessidade de novas tecnologias

Nesse sentido, com a crescente competitividade no mercado de aviação, as empresas aéreas precisam investir constantemente em inovações tecnológicas, seja na construção de aeronaves, seja na forma de atendimento ao cliente. Para que os grupos empresariais possam manter sua rentabilidade, eles precisam otimizar os procedimentos de alta complexidade requeridos pela aviação.

Assim, as tendências no futuro da aviação indicam que em breve haverá a automatização completa de todos os procedimentos que envolvam o cliente, incluindo desde a compra de passagem, o check-in até autodespacho de sua bagagem.

Em termos de equipamento, as aeronaves tendem a ficar mais confortáveis e eficientes, partindo desde a otimização dos compartimentos de bagagem ao aumento da economia de combustíveis.

Outra novidade que está por vir é o aprimoramento dos programas de fidelidade, facilitando ainda mais os resgates de pontos no cartão de crédito, assim como a obtenção de milhas aéreas.

Como já foi percebido, devido ao contexto apresentado, é possível ver o surgimento de diversas oportunidades para os Engenheiros Aeronáuticos. Elas serão melhor aproveitadas por aqueles com o foco profissional voltado para atuar no mercado de aviação.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais e deixei os seus amigos também atualizados sobre essa carreira profissional! Leia também sobre: !Engenheiros Aeronáuticos – Boeing x Airbus!

Quer conhecer mais sobre o Portal Engenharia Aeronáutica?

INSCREVA-SE no nosso canal do Youtube! Vem com a gente e embarque no mundo da aviação!

Siga a gente nas redes sociais!

Facebook

▶ Instagram: @engenhariaaeronautica

Compartilhe Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Linkedin

Últimos posts