Baixo
No dia 19 de abril de 2021, uma aeronave terrestre voou pela primeira vez em outro planeta. Trata-se do Ingenuity (Engenhosidade, em português), um helicóptero elétrico desenvolvido pela NASA e comandado a partir da Terra.
Sendo um pequeno helicóptero, o Ingenuity precisa da atmosfera para erguer-se acima do solo usando seus rotores, diferentemente do que é observado em outros veículos espaciais, que utilizam foguetes. E assim, surge a curiosidade: para uma aeronave voar em Marte é mais fácil ou mais difícil que na Terra? Com um pouco de engenhosidade conseguiremos avaliar isso a partir das características de sua atmosfera e sua gravidade, e descobriremos se o Ingenuity tem um desempenho de outro mundo.
Nesta nossa avaliação, consideraremos um pequeno avião a hélice, semelhante a um Piper Cherokee, voando próximo ao solo.
Para esta aeronave, temos as seguintes características e condições de voo:
Parâmetro | Valor | Parâmetro | Valor | Parâmetro | Valor |
Massa, m [kg] | 750 | Área da asa, SW [m²] | 15.14 | Velocidade, VT [m/s] | 58.0 |
Coef. arrasto parasita, CD0 | 0.0349 | Coef. arrasto induzido, k | 0.0755 | Rendimento da hélice, hp [%] | 72.0 |
A tabela a seguir mostra a comparação entre o voo na Terra e em Marte:
Parâmetro | Descrição | Como calcular o valor | Terra | Marte |
R [(N.m)/(kg.K)] | Constante de gás para a atmosfera | Valor constante | 287.1 | 188.9 |
r [kg/m³] | Densidade da atmosfera | 1.225 | 0.015 | |
g [m/s²] | Aceleração da gravidade | Valor constante | 9.807 | 3.721 |
W [N] | Peso | 7355 | 2791 | |
CL [-] | Coeficiente de sustentação | 0.236 | 7.307 | |
CD [-] | Coeficiente de arrasto | 0.0391 | 4.066 | |
D [N] | Força de arrasto | 1220 | 1553 | |
FN [N] | Tração requerida | 1220 | 1553 | |
d [m] | Diâmetro da hélice | Valor constante | 1.883 | 1.883 |
n [rpm] | Rotação do motor | Assumida constante | 2200 | 2200 |
CT [-] | Coeficiente de tração | 0.059 | 6.138 | |
J [-] | Fator de avanço da hélice | 0.840 | 0.840 | |
hP [%] | Rendimento da hélice | Assumido constante | 0.720 | 0.720 |
CP [-] | Coeficiente de potência | 0.069 | 7.161 | |
Preq [W] | Potência requerida | 98378 | 125352 |
Com uma gravidade muito menor que a da Terra, esperaríamos que o voo em Marte fosse muito mais fácil, pois, afinal, a tarefa de tirar a aeronave do solo e mantê-la em voo ficaria bem mais fácil. Sim, mas normalmente isso é feito usando o ar, e nossos projetos foram e são calibrados para estas condições. Ao levar um avião com as características terrestres daqui para Marte, o efeito da densidade quase cem vezes menor é cruel: seria necessário um coeficiente de sustentação muito maior para compensar a atmosfera menos densa, mesmo com o peso menor.
Olhando o lado da tração, independentemente se temos um motor a combustão ou elétrico instalado na aeronave, se assumirmos o mesmo comportamento aerodinâmico da hélice, avaliado através de seu rendimento, a potência requerida para voar em Marte é 27% maior que na Terra. Novamente o efeito da densidade da atmosfera é muito marcante.
A ideia nesta avaliação foi ilustrar alguns conceitos e parâmetros importantes para o desempenho, a partir de algumas premissas e considerações simples. É possível que algumas destas premissas não se confirmem totalmente, e mesmo assim ainda vamos precisar de muito tempo para termos aviões com as características dos modelos terrestres voando em Marte. Mas por que não deixar a imaginação voar?… Afinal, ela está muito menos sujeita à gravidade e à densidade que nossos aviões…
E você? Tem alguma sugestão para aeronaves novas que precisam ter um desempenho de outro mundo? Conta pra gente!
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