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Desempenho de Outro Mundo

em 26 de maio de 2021

Desempenho de Outro Mundo

No dia 19 de abril de 2021, uma aeronave terrestre voou pela primeira vez em outro planeta. Trata-se do Ingenuity (Engenhosidade, em português), um helicóptero elétrico desenvolvido pela NASA e comandado a partir da Terra.

Sendo um pequeno helicóptero, o Ingenuity precisa da atmosfera para erguer-se acima do solo usando seus rotores, diferentemente do que é observado em outros veículos espaciais, que utilizam foguetes. E assim, surge a curiosidade: para uma aeronave voar em Marte é mais fácil ou mais difícil que na Terra? Com um pouco de engenhosidade conseguiremos avaliar isso a partir das características de sua atmosfera e sua gravidade, e descobriremos se o Ingenuity tem um desempenho de outro mundo.

Vamos a alguns fatos:

  • A aceleração da gravidade em Marte é de 3.721 m/s² na superfície, ou seja, cerca de 38% do valor correspondente na Terra, nas mesmas condições;
  • A atmosfera de Marte é constituída essencialmente de dióxido de carbono (95%), nitrogênio (2.8%), argônio (2%) e oxigênio (0.2%), enquanto na atmosfera terrestre predominam os mesmos gases, porém em percentuais diferentes (nitrogênio com 78%, oxigênio com 21%, argônio com 0.9%, e o dióxido de carbono com 0.03%);
  • A atmosfera de Marte também apresenta camadas semelhantes à da Terra: troposfera (0 a 40km), mesosfera (40 a 100km) e termosfera (100 a 230km);
  • A pressão da atmosfera de Marte na base de sua troposfera é 610Pa e a temperatura é de 215K, resultando em uma densidade de 0.015kg/m³, assumindo uma constante de gás, R, igual à do CO2 (188.92J/kg.K).

Nesta nossa avaliação, consideraremos um pequeno avião a hélice, semelhante a um Piper Cherokee, voando próximo ao solo.

desempenho de outro mundo

Para esta aeronave, temos as seguintes características e condições de voo:

Parâmetro Valor Parâmetro Valor Parâmetro Valor
Massa, m [kg] 750 Área da asa, SW [m²] 15.14 Velocidade, VT [m/s] 58.0
Coef. arrasto parasita, CD0 0.0349 Coef. arrasto induzido, k 0.0755 Rendimento da hélice, hp [%] 72.0

A tabela a seguir mostra a comparação entre o voo na Terra e em Marte:

Parâmetro Descrição Como calcular o valor Terra Marte
R [(N.m)/(kg.K)] Constante de gás para a atmosfera Valor constante 287.1 188.9
r [kg/m³] Densidade da atmosfera 1.225 0.015
g [m/s²] Aceleração da gravidade Valor constante 9.807 3.721
W [N] Peso 7355 2791
CL [-] Coeficiente de sustentação 0.236 7.307
CD [-] Coeficiente de arrasto 0.0391 4.066
D [N] Força de arrasto 1220 1553
FN [N] Tração requerida 1220 1553
d [m] Diâmetro da hélice Valor constante 1.883 1.883
n [rpm] Rotação do motor Assumida constante 2200 2200
CT [-] Coeficiente de tração 0.059 6.138
J [-] Fator de avanço da hélice 0.840 0.840
hP [%] Rendimento da hélice Assumido constante 0.720 0.720
CP [-] Coeficiente de potência 0.069 7.161
Preq [W] Potência requerida 98378 125352

Com uma gravidade muito menor que a da Terra, esperaríamos que o voo em Marte fosse muito mais fácil, pois, afinal, a tarefa de tirar a aeronave do solo e mantê-la em voo ficaria bem mais fácil. Sim, mas normalmente isso é feito usando o ar, e nossos projetos foram e são calibrados para estas condições. Ao levar um avião com as características terrestres daqui para Marte, o efeito da densidade quase cem vezes menor é cruel: seria necessário um coeficiente de sustentação muito maior para compensar a atmosfera menos densa, mesmo com o peso menor.

Olhando o lado da tração, independentemente se temos um motor a combustão ou elétrico instalado na aeronave, se assumirmos o mesmo comportamento aerodinâmico da hélice, avaliado através de seu rendimento, a potência requerida para voar em Marte é 27% maior que na Terra. Novamente o efeito da densidade da atmosfera é muito marcante.

Conclusões sobre o Desempenho de Outro Mundo

A ideia nesta avaliação foi ilustrar alguns conceitos e parâmetros importantes para o desempenho, a partir de algumas premissas e considerações simples. É possível que algumas destas premissas não se confirmem totalmente, e mesmo assim ainda vamos precisar de muito tempo para termos aviões com as características dos modelos terrestres voando em Marte. Mas por que não deixar a imaginação voar?… Afinal, ela está muito menos sujeita à gravidade e à densidade que nossos aviões…

E você? Tem alguma sugestão para aeronaves novas que precisam ter um desempenho de outro mundo? Conta pra gente!

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