Nível de dificuldade

Baixo

Curiosidades

Por que você fez ou faz Engenharia Aeronáutica?

Escrito por  Felipe Nardi
em 03 de abril de 2018

Por que você fez ou faz Engenharia Aeronáutica?

Antes de mais nada, eu gostaria de me apresentar. Eu sou o Felipe Nardi, sócio fundador da JAZZ Engenharia Aeronáutica, hoje a maior empresa de projeto e certificação de aeronaves do Brasil. (www.jazzaero.com.br) Eu também sou um dos idealizadores desse portal que você está acessando, o engenhariaaeronautica.com.br.

Quando nós idealizamos esse portal eu tinha alguns objetivos muito claros. Nunca tive o perfil do engenheiro clássico, nem fui muito técnico e sempre tive uma visão particular da engenharia e de como utilizá-la na minha vida. Eu me formei em engenharia aeronáutica pela UFMG em 2007 e você pode imaginar a minha frustração com um curso que, ao meu ver, era extremamente técnico e não me aproximava em nada de tudo que eu realmente queria aprender.

Engenharia Aeronáutica

 

Queria ver as coisas acontecerem, queria ver a engenharia mudando o mundo, queria ver como eu poderia utilizar essa engenharia para fazer coisas novas e, certamente, queria utilizar a engenharia para atingir meus sonhos, meus objetivos e, sem dúvida, para ganhar dinheiro!

Maiores Objetivos do Portal Engenharia Aeronáutica

Depois dessa breve introdução você pode imaginar quais são os maiores objetivos para esse portal. Queremos que você tenha aqui, tudo que você provavelmente não teve ou não tem durante o seu curso. Queremos que nesse espaço você consiga ver a engenharia sendo aplicada, que você saiba como utilizá-la na prática e que você se aproxime do mundo real e atual.

As pessoas mais importantes desse portal são os alunos e engenheiros que querem utilizar a engenharia como fonte de transformação. Esse projeto só foi possível porque conseguimos reunir um time brilhante, um time de mentes com conhecimentos complementares dentro da aeronáutica e que vão divulgar aqui o que há de mais atual e mais aplicável. Onde eu entro nisso tudo? Bom, como eu disse, eu não sou um engenheiro tradicional, mas o que eu sei fazer muito bem é transformar ideias em projetos e projetos em resultados!

E eu quero passar isso pra você! Quero que você consiga utilizar todos os conceitos e conhecimentos técnicos que apresentaremos aqui, em resultados para você, para a sua vida! Esse meu primeiro post, trata do mercado de trabalho para os profissionais de engenharia aeronáutica. E eu quero começar te provocando.

Por que você escolheu fazer Engenharia Aeronáutica?

Normalmente as decisões que a gente toma e as escolhas que a gente faz são orientadas pela lógica e pela emoção. Se, ao pensar na resposta a essa pergunta, você não conseguiu imaginar nenhum argumento lógico, você não está sozinho! A boa notícia é que ainda há tempo para utilizar a lógica na sua formação e na sua vida como engenheiro. E eu não me refiro à lógica que você utiliza nas disciplinas que você faz. Estou falando da lógica que vai fazer você aproveitar o curso da melhor forma possível para que seja um bom profissional e, no final das contas, para que você ganhe dinheiro e viva bem.

Aí entra a minha segunda pergunta:

Onde um engenheiro aeronáutico pode trabalhar no Brasil?

Se você não conseguiu pensar em mais de 3 lugares, você também não está sozinho. A grande maioria dos estudantes de engenharia aeronáutica e até mesmo os engenheiros recém formados, não sabem onde a sua mão de obra é efetivamente relevante. Eu quero abrir um paralelo. Um engenheiro aeronáutico pode trabalhar em inúmeros lugares, mas somente em alguns desses lugares a presença de um engenheiro aeronáutico é fundamental.

O que a lógica te diz? Que é muito melhor você procurar trabalho em um local ou ambiente em que a sua presença é fundamental. Isso reduz a concorrência e facilita o seu acesso. Quais são esses lugares? É essa a pergunta que eu vou responder a você. Além da Embraer existem inúmeros outros lugares onde a presença de um engenheiro aeronáutico é fundamental e, às vezes, obrigatória. No Brasil existem 524 oficinas de manutenção de aeronaves, 3 grandes empresas de aviação comercial e mais de 100 empresas de táxi aéreo. Em todas essas empresas a necessidade de contratar um engenheiro aeronáutico existe.

O que mais a lógica te diz? Que você precisa conhecer muito bem essas empresas, precisa saber chegar até elas e precisa entender o que essas empresas exigiriam de você. Bom, uma das soluções deste portal é criar essa aproximação entre você e as empresas. A grande maioria das empresas que eu citei são parceiras nossas e estão conectadas ao nosso banco de dados de currículos.

Uma das principais atividades realizadas por engenheiros aeronáuticos em empresas como essas está relacionada ao entendimento da legislação aeronáutica. Você conhece e entende a legislação? Estou cheio de boas notícias. Em breve vamos disponibilizar um conteúdo gratuito para você com os principais itens do regulamento aeronáutico que podem te ajudar num futuro emprego. Chegou a hora da minha terceira pergunta:

Você sabe quantas aeronaves existem no Brasil?

São mais de 20 mil aeronaves em operação! Cada uma dessas aeronaves pode ser um potencial cliente seu. Vamos recorrer novamente à lógica. Você sabe quais são os serviços que essas aeronaves precisam fazer? Você sabe quais são as dores (problemas) das pessoas que operam aeronaves no Brasil e que você, como engenheiro aeronáutico, poderia resolver?

É… você deve ter percebido que não tem usado a lógica muito a seu favor, não é mesmo?

Mas, como eu te disse, o meu objetivo PESSOAL dentro deste portal é abrir os seus olhos e te inundar com informações sobre o mercado e sobre a sua carreira, informações que vão te ajudar a descobrir como ter sucesso e como encontrar o seu espaço! Aguarde os novos posts e lembre-se, use sempre a lógica a seu favor!

abcdefghijklmnopqrstuwxyz123456

Compartilhe Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Linkedin

Últimos posts