Baixo
Dezessete anos após a aposentadoria do Concorde, uma pequena empresa no Colorado vem se preparando para abrir caminho para o desenvolvimento do primeiro avião civil supersônico do século XXI. O XB-1, da Boom Supersonic, é um demonstrador em escala de um terço do Overture. Ele será um avião de passageiros de 75 lugares que pretende ingressar na aviação comercial ainda nesta década.
Embora inspirado no Concorde, o XB-1 exibe diferenças tecnológicas que a Boom acredita que permitirão à Overture operar de maneira econômica e sustentável em Mach 2.2 – metas fora do alcance quando o pioneiro avião anglo-francês deixou a prancheta há mais de meio século atrás. O XB-1 compartilha alguns recursos semelhantes ao Concorde, incluindo um nariz esbelto, fuselagem dianteira alongada e uma asa delta graciosa.
Mas, diferentemente do Concorde, a asa é montada na fuselagem superior e predominantemente feita de materiais leves de compósito de carbono, em vez de ligas de alumínio especiais. O XB-1 também é um trijet, e seu motor montado na cauda é alimentado por uma entrada dorsal, uma diferença significativa da configuração de quatro motores do Concorde.
Embora o XB-1 ainda esteja a meses da sua conclusão, a Boom Supersonic diz que a experiência de projetar, testar em túneis de vento e construir o demonstrador já ajudou a guiar os refinamentos do futuro projeto do Overture.
Fundamentos de Análise Estrutural
Análise Estrutural de Aeronaves – Física e Aplicações em Elementos Finitos
O Portal tem diversos conteúdos para te ajudar a se qualificar para o mercado de trabalho. Dê uma lida nesses artigos, depois conta pra gente o que achou!
Melhores Áreas de Aviação para o Engenheiro Aeronáutico – Estruturas
▶ INSCREVA-SE no nosso canal do Youtube! Vem com a gente e embarque no mundo da aviação!
Siga a gente nas redes sociais!