Baixo
As estruturas que seguram os motores a jato de um avião são conhecidas como pilones. Essas estruturas são bastante singulares porque precisam apoiar uma grande massa, normalmente na asa, em espaço bastante restrito devido ao enorme número de sistemas que existem na região e restrições aerodinâmicas.
Outra característica interessante dessa estrutura é que elas devem ser bastante resistentes ao fogo e ao calor, o que impacta na escolha dos seus materiais. Geralmente os engenheiros optam por ligas de titânio ou aço inoxidável para essa região, ao invés do alumínio, por terem suas propriedades mecânicas mais resistentes em altas temperaturas.
Mas uma característica muito menos conhecida de pilones de jatos comerciais é que essas estruturas, quando presas a tanques de combustíveis (geralmente os tanques são a própria asa), devem garantir sua separação segura da estrutura que a suporta. O que isso significa e para que serve?
A separação segura significa que em casos de sobrecarga para um pouso sem os trens estendidos e acima da velocidade vertical máxima para a qual a estrutura é dimensionada, a ligação do pilone deve se romper sem causar vazamento massivo de combustível. A intenção é reduzir o risco de fogo em uma situação como essas, aumentando as chances de sobrevivência dos ocupantes em um pouso sem controle.
Quiz: Na última foto é possível ver um A350 sendo transportado sem os motores, mas com um lastro azul e amarelo preso ao pilone. Alguém sabe dizer o motivo de usarem esse peso?
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Análise Estrutural de Aeronaves – Física e Aplicações em Elementos Finitos
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