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As mais incríveis aeronaves militares – Parte IV

Escrito por  Sergio Duarte
em 10 de abril de 2021

As mais incríveis aeronaves militares

Seguindo a promessa feita no post anterior dessa série, temos aqui mais algumas aeronaves militares icônicas. Hoje temos alguns caças que fizeram e ainda fazem história. Enfim, continuem à vontade para pedir informações sobre outras aeronaves que vocês tem interesse em conhecer mais!

A-10 Thunderbolt

Uma aeronave militar criada com um propósito de ser o melhor suporte aéreo para as tropas terrestres. Entretanto, o mais interessante, é de onde surgiu esse propósito.

Primeiramente, antes de falar do A-10, temos que falar de uma “pequena” parte que o compõe. O motivo real dessa aeronave existir: a metralhadora General Electric GAU-8/A Avenger. A foto abaixo ilustra o singelo canhão de quase 6 metros de comprimento e mais de 250kg.

Uma piada de engenheiros aeronáuticos ao ver essa arma: os primeiros disseram “vamos instalar essa arma em um avião”. Outros mais perspicazes responderam: “Vamos fazer um avião ao redor dessa arma”.

Piadas a parte, foi de fato o que aconteceu. Os engenheiros da Fairchild Republic, projetaram uma aeronave com excelentes qualidades para voo em baixa altitude e baixa velocidade, e capaz de atirar até 70 tiros por segundo (sim, 4200 tiros por minuto). Só um adendo: o “cartucho” de munição comporta apenas 1174 projéteis. Dessa forma, os pilotos seguram o gatilho por 1 ou dois segundos apenas, por alvo.

Fatos técnicos

Sendo uma aeronave de suporte à tropas, eventualmente a mesma vai ficar sujeita a artilharia anti-aérea. O projeto dessa aeronave militar incluiu o que ficou conhecido como “banheira de titânio”. As chapas da fuselagem não são estruturais, e portanto, danos a ela não comprometem a integridade da fuselagem.

O cockpit e os comandos de voo são altamente protegidos por 12.000lbs de uma armadura de titânio.

O A-10 foi projetado para voar monomotor, com metade do profundor, uma cauda, e uma semi asa. Uma espécie de tanque de guerra voador.

A baixa pressão dos pneus, a localização do trem de pouso e a posição dos motores permitem o A-10 operar em praticamente qualquer tipo de pista. E mesmo em caso de pouso sem o trem de pouso baixo, o design ainda contribuiu para minimizar os danos na aeronave.

Prova de que a aeronave foi projetada envolta do General Electric GAU-8/A Avenger, é que a arma está no eixo longitudinal de simetria da aeronave, e o trem de pouso dianteiro, deslocado para a direita.

caças A-10

Durante a Guerra do Golfo, o A-10 foi utilizado pela primeira vez em combate real. Mais de 300 mil projéteis foram disparados pelos canhões GAU-8/A Avenger. E apesar do perigo dessas missões, somente uma aeronave foi abatida.

Variações do Thunderbolt

As principais variantes do Thunderbolt são:

  1. YA-10A: variante de pré-produção. Somente 12 unidades fabricadas;
  2. A-10A: variante principal, de um assento, para suporte aéreo e ataque ao solo;
  3. YA-10B (N/AW): versão experimental para operar anoite e em mal tempo, foi convertida de um A-10A;

F-16 Fighting Falcon

Se as peças do tabuleiro de xadrez fossem aeronaves, o caça F-16 seria o cavalo. E por muitos pilotos da força aérea americana ele é assim conhecido: o cavalo de batalha.

O projeto dessa aeronave militar tem mais de 40 anos de idade. Seu protótipo, o YF-16 fez seu voo inaugural em Fevereiro de 1974, na base aérea de Edwards, Califórnia.

Alguns pontos chave do projeto do F-16 incluem o canopy em formato de bolha para melhor visibilidade, side-stick (manche lateral) pra facilitar o controle da aeronave durante manobras de alto fator de carga. Do mesmo modo, o assento possui inclinação de 30 graus para reduzir os efeitos da força G no piloto.

É  aeronave utilizada pelo esquadrão de demonstração aérea americano desde meados dos anos 1980, os Thunderbirds.

Foi a primeira aeronave a utilizar comandos fly-by-wire do seu tipo, de tal forma que o projeto considerava uma estabilidade estática mais “relaxada”, e os sistemas de comando de voo fly-by-wire mantinham a aeronave altamente manobrável, e mantendo a mesma sob o controle do piloto.

caças F-16 thunderbirds

Fatos técnicos

Muitos pilotos se referem aos caças F-16 como “Viper”, devido à sua semelhança com a cabeça de uma cobra. Mais de 4500 aeronaves desse modelo foram construídas.

Os caças F-16’s foram as primeiras aeronaves projetadas para manobras “puxando” 9-G’s, e utilizava o modelo matemático para modelar sua performance em combate: a teoria da energia-manobrabilidade.

É uma aeronave relativamente fácil de se trabalhar, afinal 80% dos painéis de acesso podem ser alcançados sem a ajuda de uma escada ou estante.

As asas possuem camber variável que é automaticamente controlado pelo sistema fly-by-wire, e dessa maneira tem-se um aumento significativo da manobrabilidade em condições de voo variadas.

Variações dos caças Fighting Falcon

Os modelos do caça F-16 são descritos aumentando nos chamados “Block Numbers” para especificar as melhorias de cada versão:

  1. F-16A/B: as variantes inicialmente produzidas, com um assento (A) e dois assentos (B). A versão Block 15 foi a primeira grande alteração do modelo, incluindo estabilizadores horizontais maiores;
  2. F-16C/D: variantes de um assento (C) e dois assentos (D) que entraram em produção em 1984. A primeira versão C/D foi a Block 25 que incluía aviônica aprimorada e radar all-weather e armamento com capacidade além do alcance visual;
  3.  F-16E/F: aeronave com um assento (E) e dois assentos (F), são variantes aprimoradas baseadas nos F-16C/D Block50/52. Possuem radares aprimorados de varredura eletrônica ativa, tanques de combustível conformais e motores General Electric mais potentes.

F-22 Raptor

Primeiramente, vale ressaltar que é de longe o caça mais avançado produzido até hoje para a força aérea americana. Os caças F-22 são projetados à frente do seu tempo, fabricada pela Lockheed Martim e Boeing.

A aeronave foi criada com o propósito de ser o novo caça de superioridade aérea americana. Entretanto, os altos custos de desenvolvimento, limitações de exportação, e outros pormenores acabaram por encerrar a produção do Raptor. Dessa forma, a força aérea americana possui hoje um total de 187 aeronaves militares F-22 em serviço. A última foi entregue em 2012.

Antes de mais nada, possui um custo de operação em torno dos U$60.000 (sim, sessenta mil dólares, por hora). O F-22 é um caça de superioridade aérea de quinta geração, com capacidades stealth supercruise (vamos explicar isso mais adiante). Apesar de ter sido projetado no início dos anos 1990, somente em 2014 a aeronave teve seu batismo de fogo em um ataque na Síria.

Por outro lado, possui uma taxa de sucesso em combate de 108:0, quando colocado em combate com aeronaves como o F-15. Essa estatística foi obtida em exercícios de guerra em Northern Edge, em 2006. Mas o que isso significa? Comparando os números do F-15 quando colocados em aeronaves significativamente menos sofisticadas, os números são de 15:1. Impressionante? Sim. Entretanto não há registros de combates entre o F-22 e outros caças de quinta geração.

caças F-22

Fatos técnicos

Uma das poucas aeronaves capazes do chamado supercruise: manter velocidades supersônicas de até Mach 1,7 sem o uso de pós-combustores.

Stealth? Sim. Invisível? Nem tanto. A terminologia stealth é utilizada para aeronaves “invisíveis ao radar”. Na prática, significa que a assinatura de radar, ou seção transversal de radar (RCS), é muito pequena. Em 2009 a Lockheed liberou um documento contendo informações que a aeronave, em alguns ângulos e posições, possui um RCS de 0,0001m². Significaria dizer que aos olhos de um operador de radar, o F-22 não passaria de uma mosca no céu.

Similar à algumas aeronaves russas, o caça F-22 utiliza empuxo vetorado. Entretanto, essa vetoração é somente em duas direções. Permitindo assim também uma manobrabilidade muito acima da média.

O protótipo concorrente, os caças YF-23 eram mais velozes e com um RCS menor (maior capacidade stealth), mas o YF-22 era mais manobrável. E foi esse um dos motivos da sua escolha.

Variações dos caças Raptor

Era de se esperar que não fossem muitas, dado o elevado custo do programa:

  1. YF-22A: variante pré-produção, utilizada como demonstrador de tecnologia, e para a fase de validação. Somente duas unidades produzidas;
  2. F-22A: modelo de um assento, versõ de produção designada por F/A-22A no início dos anos 2000;
  3. F-22B: era pra ser a variante com dois assentos, mas o projeto foi cancelado por questões econômicas;

caças F-22

O que acha de conhecer mais lendo um artigo?

De fato todas essas aeronaves são incríveis. Mas existe todo um universo de engenharia por trás disso, incluindo alguns temas pouco conhecidos como HIRF, Lightning, Safety Assessment. E então? Conhece do assunto? Se sente preparado? Não se preocupe. Leia nossos outros posts e fique imerso no incrível mundo da engenharia aeronáutica.

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